Serra e Senai: Termina nesta terça para Planalto Serrano inscrição para cursos em carreta

São oficinas gratuitas de culinária. Pré-inscrições vão continuar abertas para Vila Nova de Colares e Novo Porto Canoa

Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Divulgação/Senai

Último dia! Termina nesta terça-feira (20) o prazo para pré-inscrição para os cursos gratuitos oferecidos para moradores de Planalto Serrano pela Prefeitura da Serra, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As aulas são de culinária e serão ministradas em uma carreta - unidade móvel do Senai-Sesi - que foi transformada em sala de aula e em cozinha. As oficinas começam no dia 27 de setembro.

Os cursos são de curta duração (todos com 4 horas de duração) e são ofertados a moradores de três bairros: Planalto Serrano, Vila Nova de Colares e Novo Porto Canoa. Para esses dois últimos bairros, onde as aulas só começam em outubro, por isso as inscrições vão continuar.

Serão ao todo 13 oficinas, sendo 27 turmas com 16 alunos cada, totalizando 432 moradores participantes. Para participar, é preciso preencher o formulário online: FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI

O objetivo é melhorar a condição e a renda de quem está desempregado e demais munícipes. Podem se inscrever pessoas acima de 16 anos.

A ação faz parte do Qualis Serra, programa da Prefeitura da Serra em parceria com o Senai, para propiciar o acesso a oportunidades no mundo do trabalho.

Haverá oficinas com temas: Alimentação Vegana, Alimentação Saudável para a Terceira Idade, Aproveitamento Integral dos Alimentos: Uso do Abacaxi, Saladas, Alimentos Aliados no Combate ao Colesterol Alto, Alimentação Saudável para Diabéticos e outras.

Confira os locais onde a carreta vai estar: Planalto Serrano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ismênio de Almeida Vidigal (27 de setembro a 1º de outubro); em Vila Nova de Colares, na Estação Cidadania Esporte (4 a 8 de outubro); e em Novo Porto Canoa, na Estação Cidadania Cultura (11 a 17 de outubro).

MAIS INSCRIÇÕES

As pré-inscrições terminam nesta terça para as oficinas ofertadas no bairro Planalto Serrano. Para os outros dois bairros – Vila Nova de Colares e Novo Porto Canoa -, as pré-inscrições continuam e terão prazos finais ainda a serem definidos.

A carreta tem cinco metros de largura e 21 metros de comprimento, sendo 15 metros o espaço destinado para as aulas.

Dentro do veículo tem tudo o que uma cozinha industrial precisa: fogão, geladeira, forno, pia, bancada, liquidificador, batedeira e muito mais. Além disso, carteiras para os alunos das oficinas.

Transformação de vidas

A secretária municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Cláudia Silva, celebrou a parceria da prefeitura com o Senai-Sesi ressaltando a importância de levar conhecimento às pessoas.

“A carreta vai até o bairro, são oficinas sobre rodas, e isso facilita muito a vida das pessoas, que não precisam nem sair da comunidade para buscar conhecimento. É uma forma de oportunizar o início de uma geração de renda, transformando vidas e impulsionando negócios”, declarou Cláudia Silva.

O gestor responsável pelas unidades móveis do Sesi ES e Senai ES, Uilton Simões, ratifica a afirmação do poder transformador que as oficinas podem causar nos moradores atendidos.

“São cursos que podem transformar vidas, seja melhorando o aproveitamento dos alimentos e a saúde da família, seja também abrindo ideias e caminhos para, quem sabe, uma nova frente de trabalho”, disse.

AS OFICINAS

PLANALTO SERRANO
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ismênio de Almeida Vidigal

- INSCRIÇÕES TERMINAM NESTA TERÇA (20) -

Alimentação Vegana
Turma 1 - 14h às 18 horas

Alimentação Saudável para a Terceira Idade

Alimentação Saudável para Hipertensos

Brigadeiros

Alimentação Saudável para Diabéticos

VILA NOVA DE COLARES
Local: Estação Cidadania Esporte

- PRÉ-INSCRIÇÕES ABERTAS -

Brigadeiros

Saladas Leves e Saudáveis

Caldos Nutritivos

Alimentos que Combatem a Obesidade

Educação Alimentar: Alimentos Funcionais

NOVO PORTO CANOA
Local: Estação Cidadania Cultura (11 a 17 de outubro)

- PRÉ-INSCRIÇÕES ABERTAS -

Aproveitamento Integral dos Alimentos: Uso da Banana

Aproveitamento Integral dos Alimentos: Uso da Melancia
Turma 2 - 18h às 22h

Aproveitamento Integral dos Alimentos: Uso do Abacaxi

Alimentos Aliados no Combate ao Colesterol Alto
Turma 1 – 8h às 12h

Caldos Saudáveis
Turma 2 – 18h às 22h

*Em caso de dúvidas, entre em contato com a Seter pelo Whatsapp: (27) 98182-1229.