Tire suas dúvidas sobre dirigir usando o celular

Departamento de Operações de Trânsito listou uma série de atitudes que são infração por uso do celular

Tire suas dúvidas sobre dirigir usando o celular


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

No ano passado, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) registrou 3.219 infrações por uso do celular na direção, prática que pode provocar acidentes graves. Boa parte dessas multas são decorrentes de atitudes que muitos condutores consideram inofensivas mas na realidade são infrações de trânsito gravíssimas. 

Para acabar com as dúvidas a respeito do uso do celular ao volante (ou ao guidão, porque mesmo motociclistas cometem este erro), o DOT listou uma série de atitudes que configuram infração por uso do celular. 

Mas antes de tirar as dúvidas, é importante saber exatamente o que diz a lei. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, há três tipos de infração referentes ao uso do celular. 

São elas: dirigir veículo segurando telefone celular, dirigir veículo manuseando telefone celular e dirigir veículo utilizando-se de telefone celular. 

Os três tipos de infrações envolvem os mais diversos usos possíveis do celular, de falar ao telefone com ele próximo ao ouvido a utilizar o recurso de viva voz. Com exceção de dirigir o veículo utilizando-se de telefone celular, considerada infração média, as demais são gravíssimas, com multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As infrações podem ser combinadas com a penalidade de não estar com as duas mãos ao volante, considerada infração média, com multa de 130,16 e perda de 4 pontos na CNH.

O diretor do DOT, Fábio Alves, alerta para os riscos do uso do celular na direção, ato que pode levar a acidentes fatais. “Hoje o celular é multitarefas, dá para usar como troca de mensagens, GPS, tocador de música, tudo ao mesmo tempo. A possibilidade de se distrair usando o aparelho ao volante é enorme, por isso ele não deve ser usado em hipótese alguma durante a condução de veículos”, adverte.

A fim de conscientizar a população a respeito dos riscos da combinação celular e direção, o DOT listou uma série de situações corriqueiras que podem gerar dúvidas quanto ao uso do celular. Se observadas, as dicas evitam prejuízo no bolso e, mais importante, preservam vidas:

Posso checar mensagem no celular quando o carro para no semáforo? Não, quem fizer isso, mesmo com carro parado enquanto espera pela abertura do semáforo, pode ser multado. A regra é a mesma para uso de aplicativo de GPS, de música, redes sociais e também para ligações telefônicas. 

Uso um suporte para fixar o celular no painel e eventualmente toco no aparelho para acessar o aplicativo do GPS. Serei multado por isso? Sim, a lei é abrangente e não faz distinção entre um toque curto e o manuseio mais demorado. 

Tenho sistema multimídia no automóvel e consigo atender o telefone sem precisar tirar as mãos do volante. Serei multado se fizer ou receber uma ligação? Sim. Caso o agente de trânsito constate a prática, poderá aplicar multa por dirigir utilizando-se do telefone celular. 

O trânsito está engarrafado, praticamente parado. Posso usar o telefone? Não. A regra é a mesma para o caso do veículo parado no semáforo. O simples ato de segurar o aparelho poderá resultar em multa.  

Posso usar fone de ouvido para escutar música enquanto dirijo? Não pode, usar fones de ouvido enquanto dirige é infração de trânsito. 

Parei o carro em uma vaga de estacionamento permitida, mas utilizei o telefone sem desligar o veículo. Cometi uma infração? Não há nenhuma infração. Neste caso, o veículo está parado ou estacionado, em local permitido, sem ocorrência de nenhuma irregularidade.