Projeto Steam Girls: Meninas do Futuro, reforça equidade entre gêneros

Aconteceu nesta quarta-feira (11) o último dia do projeto Steam Girls: Meninas do Futuro, na Escola Emef TI Eulália Falquetto Gusmann.

Projeto Steam Girls: Meninas do Futuro, reforça equidade entre gêneros


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Núbia Nascimento/Secom

Aconteceu nesta quarta-feira (11), o último dia do projeto Steam Girls: Meninas do Futuro, na Escola Emef TI Eulália Falquetto Gusmann. O projeto é uma parceria da Secretaria de Educação (Sedu-Serra) com ArcelorMittal e tem o intuito de despertar nas meninas curiosidade sobre carreiras na área de exatas.

O encerramento do evento contou com a presença da secretária de Educação da Serra, Fabiana Negreli, que abriu a programação com discurso incentivando as meninas a serem o que quiserem.

Um caminhão itinerante vem viajando por cidades brasileiras, levando apresentações teatrais, oficinas práticas com temas da área de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

Na Serra, três Unidades de Ensino Fundamental foram contempladas com o projeto, a Emef Aldary Nunes recebeu o caminhão na segunda-feira (09), a Emef Professora Maria Magdalena Pisa na terça feira (10) e a Emef TI Eulália Falquetto Gusmann nesta quarta-feira (11), encerrando as apresentações na Serra. 

“Estamos aqui hoje aprendendo com histórias de mulheres extraordinárias que vieram de um tempo onde tudo era mais difícil, que mulheres não podiam ocupar alguns lugares, mas nós estamos mudando isso e mostrando que todos somos capazes, e podemos sonhar e realizar. O mais importante é a gente descobrir o que queremos fazer,  nossos talentos e tentar até acontecer, porque é tentando que aprendemos e não vamos deixar nunca alguém nos dizer que não podemos fazer algo”, disse a Fabiana. 

Ao todo, cerca de 2100 crianças participaram dos três dias de evento. Entre oficinas e espetáculos, o projeto, que é destinado a meninas, levou a mensagem de equidade de gênero a todos os alunos, ensinando que meninas e meninos podem escolher o seu futuro, que as possibilidades devem ser as mesmas e que todos têm capacidade.