Violentômetro ensina mulher a reconhecer violência doméstica

Esse crime geralmente começa a acontecer com pequenos atos

Violentômetro ensina mulher a reconhecer violência doméstica


Texto: Djeisan Maria - Foto: Pixabay

10 de outubro é o dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, uma data para lembrar a importância do enfrentamento a esse tipo de crime. Mas você sabe identificar a violência doméstica? Ela geralmente começa a acontecer com pequenos atos como xingar e ameaçar e podem evoluir até mesmo para um feminicídio.

Para ajudar as pessoas a reconhecer esse crime já no início, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) tem apresentado o violentômetro, que é uma escala crescente que mostra comportamentos violentos.

A titular da Secretaria, Gracimeri Gaviorno, explica que ainda hoje muitas mulheres têm dificuldade de identificar situações de violência.

“A explicação para isso é, muitas vezes, a normalização social de algumas situações violentas que ainda hoje são consideradas como atos comuns em um relacionamento a dois ou até mesmo provas de amor”, explica a secretária.

O violentômetro faz parte do novo material  informativo que a Seppom está utilizando. Nele, o leitor também encontra outras informações sobre como enfrentar a violência doméstica, os canais que a mulher pode acionar em caso de violência e detalhes sobre medida protetiva, ciclo de violência e tipos de violência.

A Serra conta com uma secretaria voltada para as mulheres, além de uma rede de apoio às serranas.

“Ofertamos acolhimento, apoio e serviços. Contamos com atendimento psicossocial e encaminhamento para outros serviços públicos conforme a necessidade de cada pessoa”, explica a secretária adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres, Vanessa Santa Bárbara.