Você conhece o ARCA? O programa que resgata, cuida, acolhe e oferece amor em quatro patas

Todo último domingo do mês a Prefeitura promove feira de adoção no Domingo Feliz

Você conhece o ARCA? O programa que resgata, cuida, acolhe e oferece amor em quatro patas


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Edson Reis/Secom

Sabe aqueles dias que parece que tudo está fora do normal? As horas não passam, você não está legal com você mesmo, e então finalmente você abre o portão de casa e uma criaturinha fofa está esperando por você do outro lado? Ela não sabe como foi seu dia, o que você fez, mas ela passou o dia inteiro te esperando, juntou toda a felicidade dela para te encontrar e te receber independente de qualquer coisa. 

Bom, essa é a sensação de quem resolveu acolher na sua família um cãozinho ou um gatinho, que como agradecimento dedica sua vida para ser a felicidade de um lar. A pergunta é, quem não adotou um filhotinho ainda, faz o quê?

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, pensou em tudo e em janeiro trouxe a solução. Foi criado o Programa ARCA, Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos, que além de socorrer os animais de rua que são encontrados em situações graves, e assim são acolhidos, tratados, castrados para que mais tarde possam ser adotados e cumprirem sua função de ser alegria para as pessoas. 

Para aqueles que ainda não experimentaram a gratificação de adotar um animal, tirar uma cachorrinho ou gato da rua e ser recompensado com a alegria diária e os benefícios para o bem estar que eles trazem juntos, todo último domingo do mês o ARCA vai para as ruas, no Domingo Feliz, na Av Eldes Scherrer e leva a feira de adoção. 

O programa está com 187 animais disponíveis para adoção, todos tratados, cuidados, castrados e aptos para ter uma família, vamos abraçar a causa e acolher primeiro para ser acolhido em seguida. Adote um animal! 

O ARCA 

O Programa ARCA (Animais Resgatados Cuidados e Acolhidos), da Prefeitura da Serra, foi criado através do Decreto 2.274, de 2022.  

Por meio deste programa, os munícipes podem cadastrar seus cães e gatos para castração através do endereço eletrônico programaarca.serra.es.gov.br. Solicitar recolhimento de animais sem tutor que tenham sofrido atropelamento e que apresentem fraturas, hemorragias, impossibilidade de locomoção, mutilação, feridas extensas ou profundas, eviscerações, prolapsos e demais ocorrências graves. Denunciar maus-tratos aos animais. 

Até o momento foram 1.126 animais resgatados , sendo 835 cães e 291 gatos, 77 adoções. 287 animais Tratados e devolvidos para a comunidade e e 177 animais em tratamento que vão ser devolvidos. O programa também já realizou  1391 atendimentos entre resgates e castrações. 

Contatos

Presenciou maus-tratos aos animais?

Fiscalização Ambiental: 27 99951-2321

Animal agressor ou esporotricose?

CCZ - Zoonoses: 27 3228-4709

Programa Arca

27 98166-0447 | 27 3291-2399