Trânsito na volta às aulas exige atenção de motoristas

O Departamento de Operações de Trânsito promove atividades de fiscalização nas imediações de escolas, nos horários de mais movimentação

Trânsito na volta às aulas exige atenção de motoristas


Texto: Marcos de Oliveira - Foto: Divulgação/Sedes

Com a volta às aulas, aumenta o fluxo de veículos nas proximidades das escolas. Isso leva a uma cena bem comum: motoristas estacionam em fila dupla ou em locais proibidos, ligam o pisca-alerta e buscam ou levam as crianças à porta da escola.

Essa prática, que compromete o fluxo viário, configura infração de trânsito, sujeita a multa. Ao contrário do que muitos condutores acreditam, o uso do pisca-alerta não elimina a possibilidade de multa.

Mas não são apenas os condutores que precisam ficar atentos com a volta às aulas. Mesmo quem só transita próximo às escolas também precisa ter cuidado, pois a presença de crianças é maior e aumenta o risco de acidentes graves provocados por infrações, como excesso de velocidade ou uso do celular na direção.

Para coibir essas e outras infrações, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) promove atividades de fiscalização nas imediações de escolas, nos horários de mais movimentação.

Junto a esse trabalho, estão as ações do DOT para melhorar a fluidez do trânsito nos horários de pico, como a operação “linha verde”, em que agentes ficam postados em cruzamentos orientando os condutores.