Volta às aulas na Serra com segurança para alunos e profissionais

Unidades municipais de ensino da Serra estão recebendo totens de álcool em gel, dispensers de sabonete líquido, termômetros digitais e outros suprimentos

Volta às aulas na Serra com segurança para alunos e profissionais

Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sedu-PMS

Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, as Secretarias de Educação e de Saúde da Serra estão finalizando a preparação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para a volta às aulas durante a pandemia do coronavírus.

As unidades municipais de ensino da Serra estão recebendo totens de álcool em gel, dispensers de sabonete líquido, termômetros digitais, além de marcação nas carteiras e no piso para garantir o distanciamento, entre outras ações preventivas.

A parceria das Secretarias resultou em uma cartilha de orientações para auxiliar profissionais da educação, pais de alunos e estudantes. Entre as recomendações estão:

- Priorização de atividades externas;
- Suspensão do uso de bebedouros para consumo direto;
- Manutenção dos ambientes internos arejados;
- Disponibilização de estrutura adequada para higienização das mãos;
- Fornecimento de máscaras para estudantes e trabalhadores;
- Adoção de cuidados quanto ao uso de brinquedos;
- Horários escalonados para intervalos e refeições;
- Não compartilhamento de objetos de uso pessoal, materiais, alimentos e utensílios;
- Respeito ao distanciamento de 1,5m entre as pessoas;
- Orientação quanto ao uso de unhas aparadas, cabelos presos e não utilização de acessórios como anéis, pulseiras, etc.

Merenda

O preparo de alimentos para a merenda escolar também recebeu atenção especial, com medidas de prevenção específicas entre os trabalhadores das cozinhas. Além disso, alimentos embalados ou não, deverão ser higienizados adequadamente.

As medidas de prevenção contra o coronavírus estão detalhadas, orientando estudantes e seus responsáveis desde a saída para a escola até a chegada em casa ao final da aula presencial.

O secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes destacou que a volta das atividades escolares presenciais devem ter como prioridade a segurança das crianças e adolescentes, suas famílias e profissionais da educação.

“Orientamos alunos e seus responsáveis para que sigam as recomendações das autoridades sanitárias não só quando estiverem na escola, mas que também ao chegarem em casa priorizem a higienização imediata, evitem tocar nos objetos da casa até que a higienização seja realizada e retirem roupa, sapatos, máscara e mochila para serem devidamente higienizados”, detalhou.

Retorno

A volta às aulas na Serra está prevista para 1º de março, no formato híbrido, quando parte dos estudantes vai para a escola em uma semana e a outra fica em casa, recebendo conteúdo de forma remota (pelo computador ou celular). As séries finais voltam primeiro, até chegar a vez do retorno dos alunos das séries iniciais.

Veja o cronograma abaixo:

1º de março: 8º e 9º anos - Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
15 de março: 6º e 7º anos - Ensino Fundamental
29 de março: 1º ao 5º ano - Ensino Fundamental

Creches
As atividades para alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Serra serão retomadas de forma remota no dia 1º de março, para todas as turmas, considerando a Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 1-R de 08/08/2020, artigo 21, que inclui crianças menores de 5 anos como grupo de risco.