SESA - Secretaria de Saúde
Curso será dividido em 9 módulos

Luana Amorim

luana.amorim@serra.es.gov.br

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) e o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas (Nudespe) da Secretaria de Saúde iniciam na próxima terça-feira (19) a capacitação de 50 conselheiros municipais de saúde.

O objetivo é oferecer aos conselheiros informações sobre importância e função do controle social no Sistema Único de Saúde, legislação vigente e gestão pública, entre outros temas. O curso será dividido e nove módulos e será ministrado até junho de 2012.

Para o secretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, “é fundamental que os conselheiros conheçam o Sistema Único de Saúde e as atribuições do CMS. Como é um conselho novo, os membros precisam ser capacitados”.

O primeiro módulo do Curso Introdutório será nos dias 19 e 20 de fevereiro, às 17 horas, no auditório do CRAS de Laranjeiras. O treinamento vai abordar a Importância dos Conselhos na Implementação de Políticas Públicas Integradas.

Nesta etapa os conselheiros receberão informações sobre políticas públicas no Brasil; modelo de Estado; controle de gestão pública em relação à participação social; formas de dar transparência à “coisa pública”; desenvolvimento da cidadania e da construção de um ambiente democrático.

Os módulos são os seguintes:

•      1º MÓDULO => 19 e 20 de fevereiro – A importância dos conselhos na implementação de políticas públicas integradas

•      2º MÓDULO - =>  05, 06 e 07 de março - O Trabalho no Sistema Único de Saúde

•       3º MÓDULO =>  19, 20 e 21 de março  - O Conselho de Saúde

•       4º MÓDULO =>  02, 03 e 04  de abril - Legislação, Financiamento e Responsabilidade Fiscal

•       5º MÓDULO =>  16, 17 e 18 de abril - Organização da SESA-Serra

•       6º MÓDULO =>  07, 08 de maio   - Sistema de  Informação em Saúde

•       7º MÓDULO =>  21 e 22 de maio  - Os Trabalhadores da Saúde e sua trajetória na Reforma Sanitária

•       8º MÓDULO =>  04 e 05 de junho  - Relações Trabalhistas no SUS

•       9º MÓDULO => 18 e 19 de junho  - Políticas de Gestão de RH