SECOM - Secretaria de Comunicação
Começa rematrícula e remanejamento para o ano letivo de 2014
Interessados devem procurar sua Unidade de Ensino

Renata Salgueiro

Começou nesta segunda-feira (07) e vai até o dia 18 de outubro, o período para rematrícula e remanejamento dos alunos que estudam na rede pública de educação da Serra. Esta é a primeira etapa do cronograma.

Divulgação/PMS Começa período de rematricula e remanejamento

A rematrícula é voltada para alunos que já estudam e desejam permanecer em uma determinada escola. O remanejamento é para os alunos do grupo V (05 anos) da Educação Infantil e para os alunos da 8ª/9º ano que irão para o Ensino Médio. Na solicitação de remanejamento a família preenche um formulário que é disponibilizado pelas Unidades de Ensino.

“Esta é uma ação conjunta com o Governo de Estado e demais municípios da Região Metropolitana. Assim temos um calendário único que evita conflitos de datas, pois muitos alunos saem da rede municipal para a estadual de acordo com o avanço escolar e se tivermos datas distintas temos mais riscos de gerar transtornos aos estudantes.” afirma a secretária municipal de educação Vera Lúcia Castiglioni.

Outras duas etapas compõem o cronograma de matrículas para 2014, que são a Chamada Pública Escolar (Dia C), a qual acontecerá entre os dias 12 a 14 de dezembro, e que é destinada a pessoas que ainda não estão inseridas no sistema público de ensino, e a matrícula nova, que é para os alunos oriundos de transferências de outros estados e/ou municípios.

Os interessados deverão procurar um dos 28 postos de cadastramento que serão divididos nos bairros: Serra Sede, Feu Rosa, Planalto Serrano – bloco A e B, Nova Carapina I e II, Nova Almeida, Jacaraípe, Parque Jacaraípe, José de Anchieta, Novo Horizonte, Jardim Carapina, Vila Nova de Colares, André Carloni, Jardim Tropical, Valparaíso, Central Serrano, Bairro de Fátima, Hélio Ferraz, Serra Dourada II e III, Porto Canoa, Barcelona, Taquara II e Cidade Continental.  A divulgação do resultado desse cadastramento será realizada no dia 30 de dezembro, data que também será divulgado o resultado do remanejamento.

A última etapa da Chamada Pública Escolar é a efetivação da matrícula que será de 06 a 17 de janeiro de 2014.  Os pais ou responsáveis deverão comparecer ao posto de cadastramento, ou consultar o site da Sedu: www.sedu.es.gov.br, para tomar conhecimento da escola onde o aluno irá estudar. Quem não comparecer à unidade de ensino dentro do prazo não terá garantida a vaga pleiteada e ficará sujeito a ser alocado em outra unidade, pela Secretaria Municipal de Educação.

A documentação necessária para as matrículas são: certidão de nascimento/casamento ou outro documento que comprove a identidade; comprovante de escolaridade (se já tiver frequentado escola anteriormente) por meio de histórico ou declaração e, também, comprovante de residência original, laudo médico para os alunos com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento.

CRÉDITOS: Secretaria de Educação | 07/10/2013