SECOM - Secretaria de Comunicação
População deve evitar o contato com a água da chuva
Secretaria de Saúde alerta para o risco de doenças

Simone Delevedove

A Secretaria de Saúde da Serra alerta à população para evitar contato com a água de chuva. A água de enchentes e alagamentos pode causar a contaminação e levar a doenças como leptospirose, hepatite e febre tifóide. Quem tiver que sair na chuva deve cobrir pés e mãos.

Marcos Ribeiro/ PMS Evite o contato com a água de enchente

A leptospirose é transmitida pelo contato com a urina de ratos contaminados com a bactéria leptospira. Os principais sintomas são febre, dores de cabeça e nos músculos, além de náuseas. Se não for diagnosticada logo, a leptospirose pode levar a óbito.

O contato com a água da chuva pode causar também hepatite A  e febre tifóide. A bactéria que transmite essas doenças  é encontrada em fezes de animais.

De acordo a superintendente da Vigilância em Saúde, Camila Rezende, a principal recomendação é evitar ao máximo o contato com a água contaminada e seguir os procedimentos de higiene e limpeza da residência.

"Evite pisar em locais inundados por água de chuva. Caso seja inevitável e se surgir algum sintoma, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência", alerta.

Ela também ressalta a necessidade de evitar recipientes que acumulem água de chuva, pois a água parada cria condições favoráveis para a proliferação do mosquito da dengue.

Outra recomendação importante é não ingerir alimentos que entraram em contato com água da enchente. “Se a casa foi alagada, nada pode ser consumido”, alerta Camila.

Principais doenças causadas pelo contato com água contaminada

Leptospirose: doença infecciosa grave causada pela bactéria leptospira, eliminada principalmente pela urina dos ratos. A transmissão acontece por meio de contato com água ou lama contaminada. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor na panturrilha, fraqueza, sangramentos na pele e mucosa e insuficiência renal.

Diarreia: pode ser causada por vírus ou bactérias, devido a ingestão de água ou alimentos contaminados. Aumento do número de evacuações, dor de barriga, vômito e náuseas são sintomas da doença.

Hepatite A: é uma doença que atinge o fígado, transmitida por meio de água ou alimentos contaminados. Tem como sintomais: perda de apetite, febre, dores de cabeça, dor abdominal, mucosas e pele com cor amarelada e fezes brancas.

Febre tifoide: causada pela bactéria salmonella typhi, está relacionada a condições ruins de saneamento básico ou higiene pessoal. A febre tifoide é uma doença infecciosa considerada grave, que apresenta constante febre, alterações intestinais, se não tratada, pode ocorrer uma confusão mental e levar à morte. A principal forma de contágio é pela ingestão de água e alimentos contaminados através do contato com urina ou fezes humanas contendo a bactéria. Pode ocorrer por contágio direto pela mão levada à boca, em situações de mão suja de fezes, urina e secreção respiratória.

 

CRÉDITOS: Secretaria de Saúde | 21/12/2013