SESA - Secretaria de Saúde
Sérgio Vidigal inaugura a segunda UPA da Serra
Solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira

Maria Angela Siqueira
maria.angela@serra.es.gov.br

Simone Delevedove
simone@serra.es.gov.br

Os moradores da Região da Serra Sede podem ir se preparando para as mudanças que vão ocorrer no atendimento de urgência e emergência do município, a partir da entrega de mais uma Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas: a nova UPA 24h da Serra Sede. A entrega aconteceu nesta sexta-feira (28) e a UPA começa a funcionar neste sábado (29). O investimento é de R$ 10 milhões. A nova unidade é totalmente informatizada. Para se ter uma ideia, o exame de Raio-X feito no novo equipamento da unidade vai gerar um arquivo digital com o resultado.

PMS UPA começa a funcionar neste sábado (28)

A solenidade de entrega aconteceu na Avenida Jones dos Santos Neves, próximo a Igreja Adventista, na manhã desta sexta-feira (28). De pronto, a principal vantagem que o morador da Serra Sede vai observar na unidade é a melhoria do espaço físico: amplo (com 2 mil metros quadrados), confortável, com móveis e equipamentos novos. Enfim, uma estrutura moderna, planejada e preparada para acolher e promover eficiência no atendimento pré-hospitalar.

A UPA 24h da Serra Sede é mais um dos investimentos da Prefeitura da Serra na área da urgência e emergência, construída dentro do modelo do Governo Federal e respeitando os padrões exigidos pela Política Nacional de Humanização do Atendimento Pré-Hospitalar. Ao lado da UPA 24h de Carapina e com a construção em andamento da UPA 24h de Castelândia, o município ficará estruturado nesta área para os próximos 20 anos.

Estrutura - Na ala adulta, o morador terá oito consultórios, três poltronas para inalação, 12 poltronas para aplicação de medicamentos, quatro leitos de emergência e três salas de observação, totalizando 17 leitos com poltronas para acompanhantes. No infantil, serão cinco consultórios, sete poltronas para aplicação de medicamentos, oito poltronas para inalação, com acompanhantes, duas salas para emergência e duas salas para observação, totalizando oito leitos com acompanhantes.

Em comum as alas adulta e infantil terão sala de espera, recepção, triagem, espera dos consultórios, sanitários femininos e masculino, adaptados para portadores de necessidades especiais, sala de procedimento, posto de enfermagem, embarque e desembarque de ambulância, repouso médico masculino e feminino e apartamento para isolamento completo.

Prontuário - Todo o fluxo de procedimentos que era feito no antigo PA está sendo revisto e modernizado. Ao dar entrada na nova UPA 24h, o paciente receberá um cartão eletrônico com seu nome e código de identificação no sistema de Saúde em Rede. Assim, todo o histórico do atendimento médico ao paciente será registrado em computador e será armazenado no sistema. Os dados serão acessados em rede por toda a equipe de profissionais dos setores por onde o paciente passar.

PMS Solenidade de entrega contou com a presença do Prefeito Sérgio Vidigal

Faz parte do projeto de implantação do prontuário eletrônico na Serra. O sistema já funciona na UPA de Carapina. Como todas as unidades de saúde do município serão informatizadas, será possível acessar os dados de um paciente, tanto na unidade de seu bairro, como na unidade regional ou na UPA e até num dos hospitais do Estado após a integração da rede.

O processo de informatização da saúde, dentro do projeto Saúde em Rede, está em fase adiantada. É uma mudança importante, que trará maior eficiência à gestão, que passará a ter maior controle e fidelidade dos dados sobre a prestação do serviço médico realizado no município.

Humanização - Mas não há dúvida de que a melhoria proposta na humanização do atendimento fará a diferença com a entrega da nova unidade. A começar pela porta de entrada. Hoje, quem busca atendimento no PA de Serra partilha, mesmo sem querer, com a dor de quem chega numa ambulância. Não há entrada exclusiva. A UPA tem duas entradas independentes para ambulâncias, uma para a ala adulto e outra, para a ala infantil.
A expectativa é acabar também com a imagem da recepção lotada e de pacientes à espera de atendimento ou recebendo medicação em corredor, na porta dos consultórios. Hoje o PA da Serra atende uma média de 250 pacientes por dia. Essa média deve dobrar na nova UPA.

PA da Serra Sede x Upa de Serra Sede: confira as vantagens

Os moradores da Serra podem ir se preparando para as mudanças que vão ocorrer no atendimento de urgência e emergência do município, a partir da entrega da obra da nova unidade de pronto-atendimento 24 horas (UPA 24h) de Serra Sede. A nova UPA deve pelo menos dobrar a capacidade de atendimento, que hoje é de 250 por dia no atual PA. Uma das principais vantagens será a inclusão do atendimento infantil, já que hoje o PA só atende adultos.

A UPA Serra será entregue totalmente informatizada e usará a tecnologia moderna a serviço de um diagnóstico mais preciso e seguro. Ela vai contar com raio-X digital, que gera arquivo de imagem em alta resolução. A unidade foi construída dentro do modelo do governo federal, respeitando os padrões exigidos pela política nacional de humanização do atendimento pré-hospitalar.

De pronto, a principal vantagem que o morador da Serra vai observar é a melhoria do espaço físico: amplo, confortável, com móveis e equipamentos novos. Enfim, uma estrutura moderna, planejada e preparada para acolher e promover eficiência no atendimento pré-hospitalar. Mas para que isso aconteça, todo o fluxo de procedimentos está sendo revisto e modernizado.

É importante ressaltar que essa é a segunda das três UPAs da Serra. A primeira, a de Carapina, foi entregue em março de 2011. A de Serra-Sede, está em fase final de obra e a de Castelândia já começou a ser construída e deve ser entregue em 2013.

Confira algumas melhorias:

PORTA DE ENTRADA

PA Serra - É única. Por ela entram pacientes em estado grave ou de menor risco. A ambulância chega ao estacionamento e, à vista de todos, desembarca o paciente muitas vezes ferido até a sala de emergência, passando pela recepção.

UPA 24h - As ambulâncias têm entradas independentes da recepção central, direto para as salas de emergência (adulto ou infantil).

RECEPÇAO/ESPERA

PA Serra - Hoje, o espaço da recepção e o da sala de espera é o mesmo. Por lá, se aglomeram quem está à espera da classificação de risco, quem já passou por ela, quem vai passar por exame de raio-X, quem esta à espera do resultado. O espaço é pequeno para abrigar o número de pessoas que procuram diariamente o PA.

UPA 24h - Haverá uma recepção central com alas para adultos e crianças que vão passar pelo serviço de classificação de risco. Ao ser classificado e encaminhado para atendimento, o paciente passará para a sala de espera, refrigerada e com TV LCD. Quem for à UPA só para fazer exame de raio-X também vai para sala de espera, não fica na recepção central.

CORREDOR

PA Serra - Hoje é "sala de espera" de atendimento e local de aplicação de medicação como soro fisiológico, por exemplo, para quem está em processo de hidratação venosa. O local é inapropriado e desconfortável.

UPA 24h - A nova unidade conta com salas amplas e confortáveis para aplicação de medicamentos e observação de pacientes. Na ala adulto, são 03 Salas de observação somando 17 leitos, 01 sala de aplicação de medicamentos com 15 poltronas "do papai", além das salas de procedimentos, inalação e sala de emergência (com 4 leitos). Na ala infantil, 02 Salas de observação com 08 leitos, 01 Sala de aplicação de medicamentos com 07 poltronas do papai, além de sala de nebulização e 01 Sala de emergência com 02 leitos.

CONSULTÓRIOS

PA Serra - Hoje são quatro consultórios adultos e não permite ampliação.

UPA 24h - Comporta seis consultórios adultos e cinco infantis.

LEITO DE ISOLAMENTO

PA Serra - Hoje não possui leito de isolamento para atender casos de doenças altamente contagiosas, como tuberculose e meningite, o que já gerou a necessidade de fechamento da unidade. Isso porque os consultórios são transformados em quarto de isolamento inviabilizando o atendimento aos pacientes que chegam.

UPA 24h - Possui quarto individual com leito de isolamento.

ILUMINAÇAO/VENTILAÇAO

PA Serra- O prédio é antigo, a iluminação é artificial.

UPA 24h - Todo o prédio possui sistema de refrigeração. Ecologicamente correto, possui entradas de iluminação natural, ajudando a reduzir o consumo de energia ao mesmo tempo que cria uma ambientação mais natural e humanizada. Possui painéis solares para aquecimento da água.

Raio-X

PA Serra: O equipamento é antigo e exige manutenção constante. No equipamento tradicional o resultado é obtido da sensibilização de um filme comum por meio de raios-X. Exige revelação à base de produtos químicos e demanda maior tempo.

UPA 24h: O equipamento é digital. O diagnóstico é mais preciso e seguro. No novo equipamento, o filme convencional é substituído por uma película especial, sensível aos raios-X, que é lida por equipamento moderno de computação, o que proporciona uma imagem de alta resolução. A principal vantagem é a obtenção de imagens de melhor qualidade, o que proporciona maior sensibilidade na detecção de doenças. Ou seja, maior possibilidade de haver diagnóstico cada vez mais precoce.

Outra vantagem é que a imagem digital pode ser transmitida eletronicamente de um local para outro, o que facilita a consulta remota por outro especialista.

Saúde em Rede

PA Serra - Boa parte dos processos administrativos é manual. Todo o controle de atendimento é manual, o que gera uma grande quantidade de papel.

UPA 24h - Será totalmente informatizada.

Odontologia

PA Serra - Não possui atendimento odontológico de emergência.

UPA 24h - Terá atendimento odontológico de urgência e emergência 12 horas (durante o dia).

Protocolo de Manchester

PA Serra – Não possui equipe treinada em classificação de risco como na UPA de Carapina.

UPA 24h - Passará a adotar o Protocolo de Manchester, com cinco cores que identificam o grau de risco no atendimento (Vermelho-emergência, atendimento imediato; Laranja-muito urgente, atendimento em 10 minutos;amarelo-urgência, atendimento em 60 minutos; já verde-pouca urgência e azul-não urgência, são casos que podem esperar de duas a quatro horas) .

OBS: Para entender a utilidade da Triagem de Manchester, é importante ter em consideração que a missão de um Serviço de Urgência é o atendimento das situações classificadas entre o vermelho e o amarelo (emergente a urgente), representativas de situações de risco para a saúde, pelo que, quanto mais grave é a situação clínica, mais rápido deve ser o atendimento. Assim, é fácil perceber que as situações clínicas mais graves devem ter prioridade no atendimento.

 

 

28/12/2012