SEPLAE - Secretaria de Planejamento Estratégico
Planejamento da Agenda do Futuro na reta final
O trabalho planeja os próximos 20 anos da Serra. A meta é lançar um livro

Marcele Falqueto

marcele@serra.es.gov.br

O crescimento econômico da Serra impulsiona o desenvolvimento e atrai mais moradores a cada ano. Em um intervalo de uma década, entre 2000 e 2010, foi registrado um aumento de quase 90 mil habitantes no município, de acordo com o último censo do IBGE. 

PMS A Agenda 2012-2032 já teve diversas reuniões

Para que as mudanças ocorram de forma planejada, a elaboração de um plano estratégico para os próximos 20 anos está em fase final. O projeto Serra: Agenda do Futuro 2012-2032 conta com a participação de onze consultores que estudam diversas áreas, como saúde, educação e segurança.
O estudo ficará pronto em 31 de julho e será transformado em um livro. “O objetivo é que os moradores tenham conhecimento da nossa realidade e saibam o que é planejado para as próximas duas décadas. Só assim poderão acompanhar a evolução do projeto”, explicou o secretário de planejamento estratégico da Serra Leonardo Bis. 
 

Cenário

O trabalho desenvolvido pelos consultores já aponta quais são os principais desafios. Na lista dos mais importantes está a ampliação do acesso à qualificação profissional. 

De acordo com o coordenador técnico do projeto, Rogério Monteiro, as oportunidades são muitas, mas falta mão-de-obra qualificada. “A tendência é que a demanda por profissionais aumente. Em 2030, a população economicamente ativa irá representar 70% dos habitantes da Serra”, alertou.

Participação
Os moradores podem participar do estudo indicando quais são as áreas que consideram prioridade. Uma enquete está no site da prefeitura (www.serra.es.gov.br), no banner do Serra: Agenda do Futuro 2012-2032. O internauta deve informar o bairro onde mora e o número do CPF. 
 

 

03/07/2012