SETER - Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda
SINE

O SINE/SERRA é um mecanismo municipal encarregado de implementar políticas de emprego e combate ao desemprego. Sua missão primordial consiste em oferecer atendimento e orientação ao trabalhador, em especial ao desempregado e ao beneficiário de Seguro Desemprego, com vistas a facilitar seu acesso ao mercado de trabalho. (Oferece ainda serviços de emissão de documentos Carteira de Trabalho) e intermediação de mão-de-obra. O horário de funcionamento do SINE é 8 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira.

Para fazer o Cadastro para Encaminhamento ao Mercado de Trabalho, são necessários os seguintes documentos:

- Carteira de Identidade, CTPS, CPF e Comprovante de residência.

Documentos necessários para emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social:

- 1ª via: Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e 01 cópia), CPF (obrigatório), 01 foto 3X4 recente colorida com fundo branco, comprovante de residência (não é válido da CESAN);
- 2ª via: Boletim de Ocorrência (caso de perda ou roubo), Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e 01 cópia), CPF (obrigatório), 01 foto 3X4 recente colorida com fundo branco, Comprovante de residência (não é válido da CESAN);

Para Habilitar-se ao Seguro Desemprego:

- Termo de Rescisão de Contrato, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF, Requerimento Seguro Desemprego (via verde e marrom), Comprovante de Residência e Chave ou Extrato Analítico do FGTS.

Para inscrição em Cursos do Programa Qualifica Serra:

- CTPS, CPF, Carteira de Identidade, Cartão Bolsa Família, Declaração do CRAS contendo o nº do NIS do trabalhador inscrito no CAD ÚNICO, Cartão do BPC (Idoso e pessoa com deficiência) e Comprovante de Escolaridade.

 

08/04/2014