Ação para atender população cigana nesta terça-feira (24)

Serão disponibilizados diversos serviços das 8 às 13 horas

Ação para atender população cigana nesta terça-feira (24)


A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), promove nesta terça-feira (24), a 2ª Ação de Cidadania e Promoção da Igualdade Racial do Povo Cigano. O evento para comemorar o Dia Nacional do Cigano, acontece das 8 às 13 horas, no acampamento Eldorado, conhecido como Vila Cigana.

Durante a ação, a população cigana terá acesso a serviços de saúde, a orientação sobre os direitos, educação e cultura cigana, a informações sobre os programas sociais, além de poder emitir documentos.

O evento, segundo a coordenadora do Departamento de Cidadania ligado à Sedir, Andria Pesente, é fruto de um trabalho feito pela Sedir junto a esta comunidade.  “Essas pessoas têm dificuldade de acessar serviços básicos, como saúde, por exemplo, além de enfrentarem preconceito, o que dificulta seu acesso à assistência básica e destrói a autoestima das crianças, que chegam a pedir às mães para não participarem de reuniões nas escolas com roupas de cigana”, comenta.   

Na Grande Vitória, a Serra é o município com maior número de acampamentos ciganos, totalizando quatro, onde moram 53 famílias. O povo cigano reside há aproximadamente 30 anos no município, tendo maior tempo de fixação na região de Macafé, por volta de 10 anos.

O Dia Nacional do Cigano foi instituído como forma de reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos. O povo cigano está presente em todas as nações do mundo, mas estudiosos afirmam que suas origens estão na Índia Antiga.

Serviço

2ª Ação de Cidadania e Promoção da Igualdade Racial do Povo Cigano:

Dia: 24/05 – terça- feira, de 8h às 13h

Local: Acampamento de Eldorado (Vila Cigana)