Ação para ordenar uso do espaço público em Laranjeiras

A prefeitura tem um projeto para construir um camelódromo na região de Laranjeiras, onde os ambulantes regulares poderão atuar.

Ação para ordenar uso do espaço público em Laranjeiras

Texto: Maraiza Silva - Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com a Secretaria de Defesa Social (Sedes), e apoio da Polícia Militar, realizou nesta segunda-feira (29) a retirada dos ambulantes de Laranjeiras. A ação foi um pedido da Associação Comercial do bairro.

Em abril, a prefeitura notificou os ambulantes, que atuavam de maneira irregular, para que se retirassem do local, fato ignorado por eles. Além de não ter autorização para atuar no local, os ambulantes chegaram ao ponto de afixar as barracas nas ruas com concreto e ganchos, impossibilitando a circulação de pessoas nas calçadas e ocupando vagas destinadas a estacionamento.

Segundo a Sedur, durante a ação foi contatado, ainda, que muitos ambulantes comercializavam no local produtos falsificados, piratas e sem nota fiscal, o que é proibido.

Para ser ambulante na Serra, é preciso procurar a prefeitura para fazer um cadastro.

A prefeitura tem um projeto para construir um shopping popular (camelódromo) na região de Laranjeiras, onde os ambulantes regulares poderão atuar.

Apreensão

Quanto ao material apreendido na ação, é preciso se dirigir ao protocolo geral com a cópia dos documentos. Os ambulantes que possuírem a nota fiscal da barraca, deverão anexar ao processo. O prazo para o requerimento é de 10 dias.  Após esse prazo, não será possível a devolução do material.