Black Friday: Procon da Serra inicia fiscalização

As equipes de fiscalização do Procon da Serra vão, a partir de segunda-feira, intensificar a vigilância nos principais pontos comerciais da cidade, como Laranjeiras, Serra-Sede e Jacaraípe

Black Friday: Procon da Serra inicia fiscalização


Texto: Gabrielle Tallon

Começa nesta segunda-feira (5) a operação especial de fiscalização do Procon da Serra para a Black Friday, que neste ano acontece no dia 23 de novembro.

A famosa sexta-feira dos descontos é uma das épocas mais esperadas no ano para quem pretende adquirir algum produto. Muitos comerciantes, no entanto, agem de má fé e aumentam os valores no início do mês, para dar um falso desconto quando chega a data da promoção.

Para evitar que essa prática ocorra e resguardar os consumidores, as equipes de fiscalização do Procon da Serra vão, a partir de segunda-feira, intensificar a vigilância nos principais pontos comerciais da cidade, como Laranjeiras, Serra-Sede e Jacaraípe. “Vamos mapear os locais físicos e também monitorar os principais sites de venda, para coibir as fraudes que possam vir a acontecer com falsos descontos”, explica a diretora do Procon da Serra, Nívia Passos.

Durante a ação, os fiscais, portando uma lista com os produtos mais vendidos na Black Friday, vão tirar fotos, anotar preços e recolher encartes, para fazer a comparação na semana da promoção. Além disso, os fiscais também vão verificar e orientar os estabelecimentos sobre outras irregularidades, como falta de informações e a respeito do Código de Defesa do Consumidor.

Pessoas que observarem práticas abusivas também podem fazer denúncias ao Procon, por meio dos telefones 3252-7243/7242; é importante guardar provas, como fotos e encartes, para formalização da denúncia.

A diretora acrescenta que o recomendado, a partir de agora, é que o consumidor fique atento ao preço do que deseja adquirir e compare em pelo menos dois ou três estabelecimentos diferentes, tanto em lojas físicas quanto virtuais. Confira, a seguir, dicas de como se preparar para a Black Friday e aproveitar os descontos sem ter prejuízos.

Dicas:

- Desde agora, comece a comparar preços dos produtos em pelo menos duas ou três lojas diferentes;

- Conhecendo a média de preço do produto, fique atento se o desconto oferecido for muito alto. Observe se as mercadorias não são peças de mostruário, se não estão violadas, obsoletas ou encalhadas;

- Verifique se o site em que pretende realizar a compra é verdadeiro e confiável. Aproveite esse tempo antes e vasculhe todas as informações sobre a loja: se existe, seu endereço físico e o canal de relacionamento com o consumidor (telefone, e-mail). Verifique se já não existem muitas reclamações, como produto não entregue ou entregue fora do prazo;

- Pergunte sobre a loja a amigos e familiares. Busque opiniões de quem já comprou no local;

- Tome conhecimento sobre sites que fazem comparativos de preços. Assim, no dia, você poderá usar essa ferramenta para facilitar na busca pelo melhor preço;

- Cuidado com e-mails de propaganda, que podem conter vírus e links que podem levar o consumidor a sites fraudulentos. O recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço on-line, e não por meio de links duvidosos.