Casa do Mestre: novo espaço do agroturismo em Serra-Sede

No local, haverá produção e comercialização de produtos do agroturismo da Serra

Casa do Mestre: novo espaço do agroturismo em Serra-Sede


Texto: Tania Mariano, com colaboração de Jaqueline Vianna
Foto: Jaqueline Vianna/PMS

Numa cerimônia concorrida, foi realizada na manhã desta quinta-feira (26), a inauguração da Casa do Mestre, um novo espaço de produção e comercialização para os produtos do agroturismo da Serra.

Foi oferecido um café da manhã típico, além degustação, exposição e comercialização. Na ocasião, também foi feito o lançamento oficial dos produtos com os novos rótulos Casa do Mestre - Produtos Caseiros. 

O espaço é resultado de uma parceria entre a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) e a Associação do Agroturismo da Serra (Agrotur).

O evento contou com a presença do prefeito Audifax Barcelos. "Ficamos felizes em saber que, com seus produtos recebendo maior visibilidade e com a economia mais organizada, as famílias vão poder ampliar a geração de renda e obter, assim, uma melhor qualidade de vida. Esses trabalhadores merecem isso", comemorou Audifax.

“O produtor rural é de muita luta e dificuldade. Seus produtos são de boa qualidade, mas nós constatamos que eles precisavam de um acabamento, de uma nova roupagem. Fizemos um diagnóstico das necessidades de cada um, e a partir daí elaboramos um programa que não acaba aqui, com a Casa do Mestre Álvaro, uma das etapas desse processo", explicou o secretário da Seap, Paulo Menegueli.

"Os produtores estão aprendendo a colocar preço nos seus produtos, avaliar o valor nutricional, organizar as receitas, lidar com a internet, abrir mercado. Vamos avançar ainda mais, comercializar nossos produtos para a merenda, padarias, supermercados. Vocês verão a marca da Casa do Mestre em todos os lugares”, projetou o secretário.

A presidente da Agrotur, Francisca de Farias, agradeceu à administração municipal pelo apoio. “Sem as equipes da Prefeitura e os profissionais da Seap, não teríamos chegado até aqui. Trabalhadores rurais agora têm uma agroindústria totalmente equipada. Espero que todos gostem dos nossos produtos”, destacou Francisca.

Estrutura

O imóvel da Prefeitura foi totalmente reformado e estruturado para abrigar uma cozinha agroindustrial junto à loja do agroturismo que já existia em Serra-Sede.

O térreo do imóvel conta agora com uma área de produção com cerca de 30 m2 e loja do agroturismo com 23 m2. O espaço de produção é dotado de cozinha industrial com fogão, forno, batedeira, liquidificador, amassadeira, freezer, geladeira, coifa, entre outros, armários para pães e mesa de manipulação de alimentos, além de todos os utensílios necessários.

No subsolo, ficam os espaços de higienização de matérias-primas, armazenamento de produtos e matérias-primas e para embalagens. Todo o projeto foi desenvolvido com o patrocínio da Arcelor Mittal e apoio técnico do Senai (concepção, orientação e consultoria), Sebrae  e Incaper (cursos e treinamentos).

Rótulos

Seguindo as normas estabelecidas pela legislação vigente (Anvisa), foram criados rótulos especialmente para identificar os produtos do agroturismo local. São mais de 40 itens variados, como biscoitos, doces, conservas, pães, compotas, geleias, caponata, licores e macarrão, entre outros, que estarão sendo comercializados no local.

A nova marca Casa do Mestre – Produtos Caseiros serve também para identificar que a guloseimas são produzidas e embalados pela Agrotur-Serra.

Serviço:

A Casa do Mestre já está em pleno funcionamento. Cerca de 15 famílias associadas à Agrotur já estão produzindo no local. Quem visitar o espaço, poderá visualizar todo o processo de produção através de uma "janela" de vidro.

Para obter mais informações ou fazer encomendas de produtos, entre em contato: 99980-3642 / casadomestre.serra@gmail.com