Começa inscrição para mutirão de negociação de dívidas na Serra

Começa inscrição para mutirão de negociação de dívidas na Serra

Texto: Samantha Dias

O 5º mutirão de negociação de dívidas do Procon da Serra será realizado entre os dias 8 e 12 de julho com 13 empresas. Para participar, o consumidor deve agendar de forma online o dia e horário para o atendimento e as marcações já podem ser feitas a partir desta quinta-feira, dia 27 de junho.

Neste ano, serão realizados mais de 3.800 atendimentos durante os cinco dias de mutirão, na Faculdade Doctum, em Laranjeiras. Todos os interessados em participar devem realizar a inscrição pelo site proconmutirao.serra.es.gov.br ou acessando o banner do evento no site da prefeitura (serra.es.gov.br). Só é necessário escolher a empresa pela qual deseja ser atendido, escolher dia e horário, e informar nome, CPF, telefone e email.

A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, explica que a prefeitura desenvolveu a ferramenta online para proporcionar mais conforto ao consumidor, controle da movimentação de pessoas e transparência sobre os atendimentos.

“No ano passado inovamos e implantamos o agendamento online e o resultado foi extremamente positivo, com atendimentos sem demora, sem a formação de filas. Vamos repetir o formato neste ano e, com certeza, vamos repetir o sucesso do mutirão do ano passado, do ponto de vista de acordos firmados, possibilitando ao consumidor limpar seu nome”, afirmou Nívia.

Os consumidores podem realizar agendamentos com todas as empresas participantes, mantendo um intervalo razoável entre os horários marcados com cada uma delas, uma vez que, dependendo do ritmo das negociações, o atendimento pode demorar.

A diretora do Procon explica que o atendimento é direcionado apenas ao portador da dívida, ou seja, ele mesmo deve comparecer ao mutirão, salvo em caso de representante possuir procuração.

No dia da ação, o consumidor deve apresentar CPF, identidade, comprovante de residência e, se for o caso, procuração.

Na edição de 2018 do mutirão do Procon da Serra participaram dez empresas e mais de R$3,6 milhões em descontos foram concedidos, no total. As dívidas de todos os consumidores atendidos no ano passado somavam R$ 5,4 milhões e os acordos firmados, com os descontos, somaram R$1,7 milhão. Em alguns casos, os descontos chegaram a 99% do valor da dívida.

Empresas Participantes:

• Bancos - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banestes
  • Financeiras - Crefisa, Dacasa, AgoraCred, Avista
  • Telefonia - Grupo Claro/Net/Embratel, Vivo, Oi
  • Outros - Cesan, EDP Escelsa

5º Mutirão de negociação de dívidas do Procon da Serra

Agendamento online: de 27 de junho a 12 de julho

Site: proconmutirao.serra.es.gov.br ou acessando o banner do evento no site da prefeitura (serra.es.gov.br)

Mutirão: de 8 a 12 de julho, na Faculdade Doctum, em Laranjeiras