Conselho de Saúde dá posse a conselheiros do biênio 2019/2020

Conselho de Saúde dá posse a conselheiros do biênio 2019/2020

Texto: Amanda Amaral - Foto: Amanda Amaral

Tomaram posse nesta semana os integrantes eleitos para o biênio 2019/2020 do Conselho Municipal de Saúde. O evento foi realizado no Cras de Laranjeiras. Foram escolhidos representantes das entidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e das entidades representativas dos trabalhadores da saúde.

O conselho será constituído por representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Cidade do Garoto, Centro de Apoio ao Cidadão e Clínica Hélio Ribeiro Santos.

Também integram o conselho: Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Espírito Santo (Sindienfermeiros); Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Espírito Santo (Sindsaúde); Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Sitaen); e Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes).

Representando os usuários do SUS, são parte do conselho: Fórum LGBT da Serra; Comitê do Idoso de Jacaraípe; Associação dos Pescadores de Jacaraípe; Pastoral da Sáude da Serra; e a Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS).

O processo eleitoral foi coordenado pela Comissão Eleitoral do colegiado. O Conselho Municipal de Saúde tem caráter permanente e deliberativo. É um órgão colegiado composto por representantes do governo municipal, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.