Conselho de Saúde da Serra realiza eleições

A assembleia de eleição do Conselho Municipal de Saúde será dia 31 de maio, às 15 horas, no CRAS de Laranjeiras. O mandato é para o biênio 2017/2018

Conselho de Saúde da Serra realiza eleições

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

O Conselho Municpal de Saúde da Serra (CMSS ) está realizando eleições para representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e de entidades representativas dos trabalhadores da saúde. O prazo para inscrição dos delegados/candidatos por entidade é de 21 de abril a 08 de maio,  das 9h às 16 horas, na sede da Secretaria Executiva do Conselho Muncipal de Saúde, localizada no Pró-Cidadão da Prefeitura da Serra.

A Assembleia de Eleição do Conselho Municipal de Saúde ocorrerá no dia 31 de maio, às 15 horas, no CRAS de Laranjeiras. O mandato é para o biênio 2017/2018. Para serem elegíveis, os delegados/candidatos devem ter sido escolhidos em assembleias gerais de suas próprias entidades.

No caso dos representantes de entidades de trabalhadores da saúde, serão quatro representantes titulares e oito suplentes, devidamente registrados nos órgãos competentes, servidor efetivo do município da Serra, escolhidos por meio de votação direta em assembléia geral convocada exclusivamente para este fim.

Para as entidades que representam os usuários, serão oito titulares e dezesseis suplentes, munícipes e residentes na Serra, escolhidos por meio de votação direta em assembleia geral convocada exclusivamente para este fim.

Contudo, três titulares e suplentes serão da Federação das Associações de Moradores da Serra – FAMS. Cinco titulares e dez suplementes serão escolhidos entre os seguintes segmentos: entidades religiosas legalmente constituídas; Centro de Defesa dos Direitos Humanos - CDDH; entidades que congreguem idosos, aposentados e pensionistas; Associação das Mulheres da Serra; movimentos organizados da Juventude; movimentos organizados dos negros; movimentos organizados de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT); outros movimentos sociais organizados.

O Processo Eleitoral será coordenado pela Comissão Eleitoral do CMSS composta por cinco membros indicados pelos respectivos segmentos e aprovada pelo Pleno do Conselho Municipal de Saúde, com a seguinte composição: um representante da gestão; dois representantes do segmento dos usuários; e dois representantes do segmento dos trabalhadores da saúde.

Todos os candidatos devem estar atentos às regras do Regimento Eleitoral. O documento está disponível na Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde, situada na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, n.º 5416, Portal de Jacaraípe, Serra-ES, no horário de 9 às 16 horas.