Cras/CAI completa dois anos de serviços prestados

Texto: por Rafael Ferraz e Eduardo Candeias

Neste mês de julho, o Cras/CAI de Jardim Carapina, na Serra, completa dois anos de funcionamento. Como o próprio nome já diz, o local abriga dois Centros que oferecem diversos serviços para a comunidade.

O primeiro é o Centro de Referência de Assistência Social. No Cras são oferecidos atendimentos e acompanhamento a grupos familiares ou a indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ou com dificuldade de ter proteção básica, além de vários outros serviços ligados ao tema.

O Cras é administrado pela Secretaria de Assistência Social da Serra (Semas). Para a secretária da pasta, Fernanda Dias, o Cras é o equipamento mais importante dentro dos bairros para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. "O Cras realiza um trabalho social com as famílias, de caráter continuado, para fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos familiares e comunitários, por meio de ações preventivas, protetivas e proativas", afirma.

O segundo é o Centro de Atendimento Integrado. O CAI oferece à população ações e serviços artísticos, culturais, esportivos e de qualificação profissional para jovens que moram em Jardim Carapina e Boa Vista. Projetos esses que contribuem para redução da violência. O CAI é administrado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e promove igualdade racial.

Ações integradas

Em agosto deste ano, 76 mulheres serão capacitadas para serem líderes e mediadoras entre a comunidade e a prefeitura nas ações de promoção da cultura de paz. O ensino faz parte do projeto Mulheres da Paz. Além disso, as participantes ainda vão aprender a sair de uma situação de violência doméstica.

A prefeitura abriu neste mês vagas para qualificação em design de sobrancelhas, porteiro, manutenção de computadores e informática básica. Ao todo, foram seis turmas para as pessoas que procuravam oportunidades de capacitação.

Já em junho, o local incentivou a preservação ambiental e conscientizou gerações sobre o tema, durante o IV Encontro Intergeracional: Meu Ambiente com Arte, promovido pela prefeitura, por meio da Semas.

No mesmo mês, estudantes da rede municipal da Serra puderam conferir o teatro Chapeuzinho Vermelho às Avessas. O enredo contou com temáticas de prevenção à violência, problemas cotidianos e relação com a comunidade. O grupo de teatro foi composto por crianças e adolescentes de 9 a 16 anos do Programa Adolescente Cidadão (PAC).

O local recebeu, no ano passado, um encontro para que pessoas de várias idades dividissem experiências entre elas. O encontro de gerações teve como objetivo trocar os conhecimentos e, ainda, mostrou talentos, por meio de apresentações de música, teatro, dança, contação de histórias, além de várias outras temáticas.

Também em 2017, adolescentes receberam no local orientações sobre comportamentos seguros no trânsito. A palestra foi ministrada pelos servidores da Guarda de Trânsito e da Guarda Civil Municipal. Entre os assuntos abordados estavam a importância do uso do cinto de segurança e de equipamentos obrigatórios como capacete, as condutas que pedestres e ciclistas devem adotar nas vias e os perigos de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas.

No dia 29 de setembro de 2017, centenas de usuários do programa bolsa família puderam ir ao Cras/CAI para participar de um mutirão de serviços relacionados às condicionantes que tem de ser cumpridas para que o benefício seja mantido. Durante o evento, as pessoas fizeram pesagem de crianças, vacinação, aferição de glicose e pressão arterial, exame de vista, dentre outros serviços de saúde.

Serviço:

Cras/CAI de Jardim Carapina