Dia da Imunização reforça a importância de atualizar o cartão de vacinação

São disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 19 tipos de vacina que protegem contra meningite, hepatites, febre amarela, HPV, tétano, sarampo, poliomielite, entre outras

Dia da Imunização reforça a importância de atualizar o cartão de vacinação


Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

A vacina salva vidas e protege a população contra diversas doenças. Para ressaltar esta importância para a sociedade, neste domingo (9), é comemorado o Dia da Imunização. Então, aproveite a semana para ir a uma das Unidades de Saúde da Serra para atualizar o seu cartão de vacinação e o da sua família.

Muitas doenças já existiram e hoje não estão mais presentes entre a população em razão da vacinação. São disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 19 tipos de vacina que protegem contra meningite, hepatites, febre amarela, HPV, tétano, sarampo, poliomielite, entre outras doenças.

Por isso, é importante manter o cartão de vacinação atualizado. Há vacinas para crianças, adultos, gestantes e idosos. A atualização é rápida e simples. Todas as Unidades de Saúde da Serra já possuem salas de vacinação informatizadas com o Sistema do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Para atualizar o cartão, o morador deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, conforme o horário da sala de vacinação do local. É preciso levar documento com foto, o cartão de vacinação e quem tiver, o cartão SUS. 

As Unidades de Saúde da Serra funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. Elas também se revezam para a abertura aos sábados, por meio do Projeto Sábado Saúde.