Dia do Assistente Social é comemorado nesta segunda-feira (15)

São 53 assistentes sociais que atendem nos nove Cras e dois Creas do município, e outros 60 assistentes por meio 32 entidades.

Dia do Assistente Social  é comemorado nesta segunda-feira (15)


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (15) é Dia do Assistente Social. A data é uma oportunidade para homenagear os profissionais que fazem a diferença para mais de mil pessoas atendidas por esses servidores na Serra todo mês.  

São 53 assistentes sociais que atendem nos nove Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, garantindo o direito de atendimento às famílias em vulnerabilidade social. Ainda há o trabalho de outros 60 assistentes, por meio 32 entidades que têm parceria com a Prefeitura para prestar atendimento socioassistencial à população.

A secretária de Assistência Social da Serra, Elcimara Rangel, afirma que é importante pontuar a mudança na política de assistência, que aconteceu a partir de 1993, com a instituição da Lei Orgânica da Assistência Social. “A assistência foi implementada como um direito do cidadão, rompendo com a ideia de favorecimento ou benemerência (indivíduo merecedor do bem). O marco legal foi importantíssimo para a instituição de políticas públicas”, diz.

Trabalho

O assistente social é responsável por amparar pessoas que, de alguma forma, não têm total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados à educação, habitação, emprego, saúde. É uma profissão voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social.

Além de auxiliar os indivíduos da comunidade a respeito de seus direitos e deveres, o assistente também tem desempenha tarefas administrativas e articula recursos financeiros disponíveis.  

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, por meio do Decreto Federal nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.