Dia do Turista: Veja onde "turistar" pela Serra

Dia do Turista: Veja onde "turistar" pela Serra

Texto: Gabriela Conti - Foto: Divulgação

Belas paisagens, cultura, tradição, aventura. O município da Serra não deixa a desejar quando o assunto é turismo. Nesta terça-feira (13) é comemorado o Dia do Turista no Brasil e, para celebrar a data, vamos lembrar alguns dos cantinhos da Serra que merecem uma visita.

Praias

Com 23 quilômetros de praia, divididos em cinco balneários (Bicanga, Carapebus, Jacaraípe, Manguinhos e Nova Almeida), há opções para todos os gostos, desde águas agitadas que convidam à prática do surfe até as de águas calmas e quentes.

Parque da Cidade

Ponto de encontro de famílias e amigos, o Parque da Cidade, fica no coração da cidade, ocupando uma área de 115.180 m², em Laranjeiras. No local, há quadras poliesportivas, campo de futebol society, pista de skate, playground, ciclovia, pista de caminhada, bromeliário e centro de educação ambiental.

Mestre Álvaro

O imponente Mestre Álvaro é destino favorito de aventureiros serranos e do país afora quando o assunto é turismo de aventura. Com seus majestosos 833 metros de altitude, o morro conta com trilhas saindo de Serra-Sede, Pitanga, Queimado e Furnas. Em 2016, foi inaugurada a sede da Área de Proteção Ambiental do Mestre Álvaro (APA), que conta com miniauditório com capacidade para 60 pessoas, salas administrativas, salão coberto, sanitários, cozinha, pavimentação e muito paisagismo. O local fica no Jardim Botânico - Rua dos Estudantes, s/n, bairro Santo Antônio.

Falésias de Nova Almeida

Outro atrativo para os aventureiros são as falésias de Nova Almeida, que atraem adeptos de parapente. Situada quase à beira da rodovia ES 010, as falésias têm 20 metros de altitude e está localizada entre Nova Almeia e Praia Grande.

Patrimônio Histórico e Cultural

Outro ponto forte do turismo serrano é o nosso patrimônio histórico e cultural. Além do folclore típico e da Igreja e Residência Reis Magos, há ainda a Capela de São João Batista, que integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. Ela foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.

Outro sítio histórico e cultural do município é o de Queimado, que foi palco de uma insurreição de escravos liderada pelos heróis Chico Prego, João da Viúva e Elisiário, em 19 de março de 1849. Composto pelas Ruínas da Igreja de São José e pelos resquícios arqueológicos do povoado, foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993.

No Centro da Serra, construída em 1769, está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Nos seus jardins é fincado o Mastro, símbolo máximo da festa do Ciclo Folclórico e Religioso de São Benedito, realizada há mais de 160 anos, no dia 26 de dezembro. Bem próximo, está a Estátua do líder negro Chico Prego, o Museu-residência Histórico da Serra e o espaço multicultural Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, que expõem objetos relacionados à história e à identidade local.

Outras opções de onde ir:

Casa do Congo Mestre Antônio Rosa

Endereço: Rua Cassiano Castelo, s/nº, Praça João Miguel, Serra-Sede

Estátua de Chico Prego

Praça Almirante Tamandaré, Serra-Sede

É uma homenagem ao líder da Insurreição do Queimado, revolta de escravos ocorrida no ano de 1849. A estátua, com cerca de 3 metros de altura, está próxima ao local de enforcamento de Chico Prego. Foi construída pelo artista Tute com recursos oriundos da lei de incentivo cultural da Serra.

Igreja e Residência Reis Magos

Endereço: Rua Reis Magos, s/nº, Nova Almeida

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Telefone: (27) 3251-1187

Endereço: Praça Barbosa Leão, s/nº, Serra-Sede

Museu Histórico da Serra

Telefone: (27) 3251-6636

Endereço: Rua Cassiano Castelo, nº 22, Serra-Sede

Santuário das Formigas Bordadeiras

Telefone: (27) 3251-1187

Endereço: Rua Aldari Nunes, 162, São Lourenço

Ruínas da Igreja São José do Queimado

Telefone: (27) 3291-2330

Inaugurada em 1849, a Igreja São José foi o estopim da Insurreição do Queimado, principal revolta de escravos no Espírito Santo. O local é de elevada riqueza paisagística, cultural e histórica, e resguarda em seu subsolo registros importantes da ocupação da região, que teve seu ápice no século XIX e hoje se encontra praticamente inabitada.