Dia Internacional de Combate às Drogas: pacientes da Serra ganham novo Caps

Local é mais amplo e irá proporcionar melhor atendimento aos usuário

Dia Internacional de Combate às Drogas: pacientes da Serra ganham novo Caps

Texto: Simone Delevedove - Foto: Divulgação/PMS

Data escolhida pela Organização das Nações Unidas (Onu) para celebrar o Dia Internacional de Combate às Drogas, o próximo domingo (26), também marcará o início de uma semana de novidades para a Serra. É que o município vai inaugurar na próxima terça-feira (28), às 8 horas, o novo espaço para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial AD (Caps A/D), em Laranjeiras.

O novo espaço fica na Rua Álvares Cabral, nº 213, no mesmo bairro da sede antiga, na rua Bethovem. É bem amplo e irá proporcionar mais conforto aos usuários, inclusive, para oferecer novas oficinas e grupos de apoio. Os acolhimentos são realizados terças e quartas-feiras das 8h às 11h e quintas e sextas-feiras das 13h às 16h. O local é de fácil acesso, com pontos de ônibus bem próximos.

O uso de drogas é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.

Na Serra, quem busca apoio para enfrentar o problema conta com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS/AD), com profissionais médicos, assistente social, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, musicista, artista plástico, educador físico, auxiliar administrativo e técnico em enfermagem. No local, são desenvolvidas atividades que vão desde o atendimento individual, aos atendimentos em grupo, oficinas terapêuticas, atendimentos à família e visitas domiciliares.

Os serviços são acessados por livre demanda, onde a pessoa pode procurar o Caps, ou por encaminhamentos feitos pela rede de saúde - Unidades Regionais e de Atenção Primária à Saúde, dentre outros serviços que atendam a usuários dependentes de álcool e outras drogas.

Em 2015, foram realizados aproximadamente 500 acolhimentos e 222 re-acolhimentos, ou seja, pessoas que já têm prontuário e voltaram após se afastaram do tratamento.

Aos usuários em regime de atenção diária são ofertadas oficinas de artes, música, educação física, gênero e sexualidade, cidadania, saúde, grupo de “Chegada”: “Como vai Você”?!

O Caps, no desenvolvimento do seu trabalho busca a integração do indivíduo em um ambiente social e cultural a partir de suas experiências concretas de vida. Cada paciente é integrado de acordo com seu diagnóstico, buscando a reinserção social através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Centro de Atenção Psicossocial AD

Rua: Álvares Cabral, nº 213

Parque Residencial Laranjeiras.

Horário de acolhimento e atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e de 13h às 16h, com exceção das quartas-feiras à tarde.