Diabetes: equipes das unidades de Feu Rosa e Jacaraípe fazem alerta

Diabetes: equipes das unidades de Feu Rosa e Jacaraípe fazem alerta

Texto: Amanda Amaral - Foto: Site PixaBay

Na quinta-feira (27) é comemorado o Dia Internacional do Diabético. A data alerta sobre o impacto da diabetes na vida das pessoas, sobre a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e sobre o diagnóstico precoce. Por isso, duas Unidades de Saúde da Serra prepararam uma programação especial sobre o tema.

Nesta quarta-feira (26), a partir das 8 horas, a Unidade Regional de Jacaraípe promove café da manhã com orientação sobre alimentação saudável, alongamento, além de uma roda de conversa com nutricionista e médico.

Também serão feitas avaliação física dos participantes e verificação da glicose. Haverá, ainda, tira-dúvidas com enfermeiros sobre medicação, aplicação de insulina, avaliação do pé, entre outros.

A Unidade Regional de Saúde de Feu Rosa convidou os moradores, na segunda-feira (24), para uma palestra sobre diabetes e família. A equipe também realizou a verificação da glicose de todos os presentes.

Diabetes

A diabetes é uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz.

A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar. Altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

O diagnóstico do diabetes é feito com um simples exame de sangue. Com a retirada de uma gotinha dos dedos da mão é possível ver se há alteração na taxa de glicemia. Esse teste inicial leva no máximo três minutos para apontar o resultado.