Educação financeira é necessária para equilibrar contas

Educação financeira é necessária para equilibrar contas

Educação financeira é necessária para equilibrar contas


Texto: por Rafael Ferraz

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) afirma que 22% dos entrevistados não se preparam para a aposentadoria, e dizem que não fazem adaptações no orçamento. Manter o mesmo padrão de vida ao se aposentar é um dos principais erros que são cometidos pelos aposentados.

Para o Diretor Presidente do Instituto Previdenciário da Serra, Evilásio de Ângelo, essa é uma nova fase da vida, tanto financeira, quanto psicológica. E, de acordo com ele, o que muitos não dão conta é que na aposentaria as despesas crescem, e por outro lado, os ganhos caem.

A pesquisa mostrou também que 88% dos aposentados adotaram medidas que incluem redução de saídas a bares e restaurantes (49%), redução de compra de itens supérfluos em supermercados (46%) e redução de gastos com viagens (40%). Outro dado que chama a atenção é o fato de 21% reduzirem gastos com plano de saúde, nas classes C,D e E.

 

Aprendizado

Escolher o que tem de ser gasto foi o que fez a Capitulina Nazaré, que se aposentou há dois anos. Ela optou por ter um estilo de vida mais simples para resultar em maior qualidade. ?Me aposentei sabendo que eu ia receber menos. Resolvi dar prioridade à minha saúde. Hoje tudo é gasto com muita cautela para não dar um passo maior do que a perna?, afirma.

Mensalmente, o município da Serra aposenta cerca de 20 servidores. Para evitar que eles se endividem nessa nova fase, a Prefeitura, através do Instituto de Previdência dos Servidores da Serra, realiza palestras que abordam serviço social e dicas de benefícios. Dentre os temas, eles aprendem a administrar o financeiro e o psicológico.

Mesmo aposentado, o instituto ainda dá suporte para quem quer aprender, independente do momento. ?Estreitamos vínculos com os servidores aposentados?, disse Evilásio.

 

Serviço:

Instituto de Previdência dos Servidores da Serra

Endereço: Rua Campinho, 96, Caçaroca ? Serra/ES

Horário de funcionamento: 08:00 às 18:00

Contatos: (27) 3089-4800