Encontro de conselheiros debate saúde na Serra

Encontro de conselheiros debate saúde na Serra

Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS

Com a presença de autoridades, além dos gestores das unidades, conselheiros de saúde e conselheiros locais , o 1º Encontro de Integração do Conselho Municipal e Conselhos Locais de Saúde do Município de Serra reuniu mais de 200 participantes.

O evento contou com a participação do prefeito Audifax Barcelos; do secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Reblin, e as subsecretárias Cristiane Stem e Eida Gonsalves; a representante do Ministério Público, Dra Maria Clara; e a cientista Social, Durvalina Cesari.

O prefeito Audifax reafirmou sua confiança na participação dos Conselhos como forma de solução dos desafios da cidade.

Já o secretário Reblin falou que a consolidação e o fortalecimento do controle social na saúde é uma diretriz do município.

“O primeiro encontro dos Conselhos locais de saúde, que foi implantado em todas as unidades de saúde do município, e o conselho municipal, tem como objetivo principal debater o papel dos conselheiros e somar esforços de toda a sociedade na superação dos desafios”, afirmou o secretário.

Em sua palestra, a superintendente de Atenção à Saúde do município da Serra, Sheila Cruz, falou sobre o financiamento do SUS, acesso a serviços especializados, organização da atenção básica e promoção á saúde.

O evento teve por objetivo proporcionar a integração dos conselheiros municipais e conselheiros locais de saúde, bem como conhecer e debater o papel dos Conselhos e da rede de serviços do município.

Outro ponto abordado foi o tema Vida Saudável: promoção, prevenção e recuperação da saúde, exercícios de alongamento e relaxamento, com um professor de Educação Física do município Claudino Júnior.