Encontro debate Políticas Públicas de Educação Ambiental na Serra

Encontro debate Políticas Públicas de Educação Ambiental na Serra

Texto: Tania Mariano
Foto: Divulgação/PMS

Buscando ampliar o diálogo e socializar práticas de educação ambiental no âmbito do Estado e do município da Serra, as Secretarias de Educação (Sedu) e de Meio Ambiente (Semma) da Serra realizam nesta quarta-feira (07), das 07h30 às 17h10, o I Encontro "Políticas Públicas de Educação Ambiental: tecendo diálogos, fortalecendo direitos". O evento será na sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Jacuném, em Barcelona.

As inscrições para o encontro podem ser feitas por email (pmea.semma@serra.es.gov.br), informando nome completo, telefone, e instituição na qual trabalha ou representa, assim como o horário no qual a pessoa pretende participar.

Podem participar do evento, profissionais da educação, universitários, organizações governamentais e não-governamentais. O objetivo é compartilhar e debater práticas, que possam ampliar a discussão da Política Municipal de Educação Ambiental de Serra.

Educação Ambiental

Entende-se por educação ambiental, os processos permanentes e contínuos de ação, reflexão e formação, individual e coletiva, desenvolvidos em todos os níveis e modalidades de ensino da educação formal e não formal, que de forma participativa constroem, compartilham e privilegiam saberes, conceitos, valores socioculturais, atitudes, práticas, experiências e conhecimentos. Essas ações devem estar voltadas ao exercício de uma cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação, melhoria do ambiente e da qualidade de vida e relação sustentável entre todos os seres vivos e os elementos que compõem o ambiente, de caráter essencial, com vistas à garantia do bem comum.

Serviço:

I Encontro “Políticas Públicas de Educação Ambiental: tecendo diálogos, fortalecendo direitos”
Data: Quarta-feira (07/10)
Horário: Das 07h30 às 17h10
Local: Sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Jacuném - Rua Dourados - Barcelona, Serra - Telefone: (27) 3241-8358.

Programação:

07h30 – Credenciamento
08h – Apresentação Cultural
08h10 – Apresentação das ações da APA – Agta Maria Siqueira – Educação Ambiental Não Escolar, Formação de Agente Multiplicadores e Informações de Educação Ambiental
09h – Intervalo
09h20 – Palestra – Políticas Públicas de Educação Ambiental no ES e no município de Serra. Representante da Secretária Executiva da comissão permanente do órgão Gestor de Edeucação Ambiental - CPOG /CIEA/Sedu Assessora de apoio curricular SEDU; representantes da Construção da Política de Educação Ambiental-Serra
10h10 às 11h20 – Palestra “Educação Ambiental Consumo e Produção” – Vergínia Januario dos Reis Rocha, Engenheira Sanitarista, Secretaria de Serviços da Serra (Sese)
13h – credenciamento
13h20 – Apresentação Cultural
13h30 – Mesa Redonda – “A Educação Ambiental na Educação Básica: Desafios e perspectivas” – Representante do Centro de Ciências Biológicas da Ufes, Representante do Setor de Educação Ambiental Sedu/ES
14h30 – Debate
14h45- Intervalo