Prefeitura oferece testes e exames para pessoas em situação de rua em Carapina Grande

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Nesta sexta-feira (09), a equipe da Unidade de Saúde de Carapina Grande fará uma ação especial com as pessoas em situação de rua do bairro. Além de orientações quanto aos cuidados com a saúde, serão ofertados testes rápidos, coleta de escarro e exame.

A ação acontece das 8 às 11 horas, na praça da Avenida Dois. Serão aplicados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os exames, casos necessários, serão realizados na Unidade Regional de Feu Rosa, com transporte gratuito para as pessoas em situação de rua.

O objetivo é realizar o acolhimento dessas pessoas, eliminando riscos de doenças e ofertando tratamento para os que necessitam. A iniciativa também contribui para a aproximação entre a unidade de saúde e os usuários.

A expectativa é atender cerca de 15 pessoas. A iniciativa é uma parceria entre a unidade básica de saúde do bairro, a referência técnica em Tuberculose da Vigilância Epidemiológica e o Consultório de Rua, ligado ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

Na Serra, o Consultório de Rua realiza o acolhimento da população que está em situação de rua. Ele funciona de segunda a sexta, das 8 às 13h, período em que os usuários do serviço estão mais disponíveis ao diálogo. O programa atua em diversos bairros para inserir esse público nos serviços de saúde, criando vínculo e confiança.

A prefeitura oferece, também, acolhimento para pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas por meio do CAPS AD. É oferecido tratamento com equipe multidisciplinar, dispensação de medicação quando necessário, oficinas e grupos terapêuticos de música e pintura.

A finalidade é a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS AD funciona de segunda a sexta, das 07 às 17h.