Escolas criam jogos e atividades para alunos refletirem sobre Valores Humanos

Verdade, paz, amor, ação correta, conduta pacífica são trabalhados de maneira paralela ao conteúdo curricular

Escolas criam jogos e atividades para alunos refletirem sobre Valores Humanos


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

“Hoje eles estão mais próximos, querem ficar na escola. Antes alguns alunos não queriam participar da aula, faltavam”. É assim que o diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Feu Rosa, Renato Júnior Dias Emílio, descreve a sua percepção de mudança no ambiente escolar após a implantação do programa Educação em Valores Humanos da Secretaria de Educação da Serra.

Os valores (verdade, paz, amor, ação correta, conduta pacífica) são trabalhados de maneira paralela ao conteúdo curricular e, também, de forma criativa com jogos e atividades interdisciplinares.

“Trabalhar valores humanos é contagiante! A escola se transforma e todos sentem a diferença. Já conseguimos perceber a mudança de interesse dos alunos”, afirma Renato.

O diretor conta ainda que os alunos estão se tornando parceiros da escola. “Eles querem ajudar, evitam brigas, refletem e reconhecem os erros”.

O estudante Walas Hademann, de 14 anos, aprovou o novo sistema de trabalho na Educação. “Trabalhar valores humanos é muito importante. Consigo perceber que melhorou a noção de respeito ao próximo, organização da escola e até as brigas diminuíram”, destaca.

A estudante Mayara Vingler, de 13 anos, acredita que os ensinamentos de valores humanos aprendidos vão abrir oportunidades para eles no futuro. “São valores importantes que vão abrir oportunidades”.