Fotografias de Sebastião Salgado em exposição na Serra

A exposição "Êxodos" chega ao Museu Histórico da Serra no próximo dia 6, com 33 pôsteres com os temas "África", "Luta pela Terra", "Refugiados e Migrados", "Megacidades" e "Retratos de Crianças"

Fotografias de Sebastião Salgado em exposição na Serra

Texto: Gabriela Conti - Foto: Sebastião Salgado/Divulgação

No próximo dia 6 de julho (quinta-feira), amantes de fotografia vão poder conhecer de pertinho uma das exposições mais famosas e emocionantes do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. "Êxodos" chega ao Museu Histórico da Serra em parceria com a Fundação Alphaville, trazendo, ao todo, 33 pôsteres com os temas “África”, “Luta pela Terra”, “Refugiados e Migrados”, “Megacidades” e “Retratos de Crianças”.

Os cliques foram resultado de seis anos de viagens por 40 países. As lentes do mineiro de Aimorés captaram  a essência e a dor de pessoas que se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas pelos mais diversos motivos: guerra, conflitos políticos, disputa de terras, pobreza extrema, fome, entre outros.

A exposição virou livro, editado pela Companhia de Letras, no ano 2000 e já está esgotado. "Este livro conta a história da humanidade em trânsito. É uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas constrangidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. [...] Viajam sozinhas, com as famílias ou em grupos. Algumas sabem para onde estão indo, confiantes de que as espera uma vida melhor. Outras estão simplesmente em fuga, aliviadas por estarem vivas. Muitas não conseguirão chegar a lugar nenhum", escreve o autor no prefácio do livro.

A exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita. Para agendamento de visita, ligue para  (27) 3251-6636 e (27) 3251-4850. O Museu fica na Rua Cassiano Castelo, 22, Serra-Sede.