Força-tarefa das equipes de limpeza para o supermutirão contra a dengue

Os moradores devem fazer uma geral em seus quintais e colocar nas calçadas tudo o que possa acumular água para que as equipes de limpeza façam o recolhimento

Força-tarefa das equipes de limpeza para o supermutirão contra a dengue


Texto: Eduardo Candeias e Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Secretaria de Serviços (Sese) vai realizar uma força-tarefa com a atuação de mais de 110 trabalhadores no supermutirão contra a dengue em Bairro das Laranjeiras, na Serra, neste sábado (11). O objetivo é eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e convidar a população a se juntar a essa luta.

A Sese vai estar no bairro com uma equipe formada por mais de 110 trabalhadores, sendo cerca de 80 realizando capina e roçada. A ação vai contar, também, com 10 caminhões, sendo 7 para limpeza e recolhimento de entulhos e 3 para o recolhimento de poda de árvores, além de outras 3 máquinas para ajudar no trabalho de recolhimento de entulho.

Os moradores devem fazer uma geral em seus quintais e colocar nas calçadas tudo o que possa acumular água para que as equipes de limpeza façam o recolhimento.

“Todas as regiões da Serra são atendidas pelos mutirões de limpeza, que ocorrem em intervalos regulares. O mutirão é um esforço intenso e localizado para complementar as ações habituais de limpeza pública”, disse o secretário de Serviços da Serra, Igor Elson B. de Almeida.

Saúde

Agentes de saúde também vão estar nas ruas do bairro combatendo o Aedes aegypti das 8 às 16 horas.

Haverá um intenso trabalho de conscientização com a população, visando alertar sobre o perigo da doença e sobre a importância da participação de todos na guerra contra o mosquito. Em torno de 80% dos focos encontrados estão dentro das casas. Para isso, serão feitas apresentações lúdicas de teatro na praça do bairro, além de panfletagem nas ruas e durante as visitas às residências.

O evento será finalizado com a passagem do carro fumacê às 17 horas, circulando por toda a região. Bairro das Laranjeiras foi escolhido estrategicamente como o primeiro bairro para esse supermutirão, mas também estão previstas ações para outros locais da Serra.

Haverá, também, fiscalização de imóveis abandonados; visitas domiciliares por agentes de Combate a Endemias; telagem de caixas d’água; bloqueio de transmissão com bombas costais; limpeza de terrenos baldios; visitas a borracharias, ferros-velhos e floriculturas; monitoramento de 40 armadilhas para o mosquito; entre outras atividades.

O mutirão é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Obras, Serviços, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.