Fumacê continua a circular na Serra

As ações do veículo são realizadas em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, sempre antes do nascer e no pôr do sol
Fumacê continua a circular na Serra
TEXTO: Amanda Amaral   FOTO: Divulgação

O carro fumacê da Secretaria de Saúde da Serra continua a circular pelos bairros da cidade. Desta segunda (19) até a próxima sexta-feira (23), 70 localidades do município irão receber a visita do veículo para o combate ao Aedes aegypt, mosquito responsável pela transmissão da chikungunya, dengue, febre amarela e vírus da zika.

O cronograma do carro fumacê está em anexo e também disponível no site da Prefeitura da Serra no link Saúde/Fumacê. As ações do veículo são realizadas em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, sempre antes do nascer e no pôr do sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes.

 

Combate ao mosquito

Para combater o Aedes aegypt, a Prefeitura da Serra instalou ainda 1.100 armadilhas cujos dados fornecidos estão abastecendo em tempo real um sistema que auxilia na identificação dos locais onde há mais incidência do mosquito e também sua positividade, ou seja, se ele está contaminado ou não por algum vírus. Com isso, poderão ser adotadas medidas estratégicas para eliminação do vetor.

Desde o início do ano, as áreas com mais incidência da dengue, zika e chikungunya estão sendo priorizadas para a passagem de veículos especiais de pulverização a frio (neblina química), ou seja, com a utilização de UBV. São realizadas três visitas no mesmo bairro, e o retorno ocorre em quatro dias. A operação é repetida no local por quatro vezes.

Os agentes também utilizam bombas costais para pulverização, além da realização das visitas em domicílios e em locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferro-velho, etc.) a cada 15 dias.

 

Disque-Dengue

Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, sobre locais com focos do mosquito Aedes aegypti, pode ligar para os telefones 3228-5394 e  0800-283-9780.

 

Dicas de prevenção

A participação da população é fundamental no combate ao vetor e começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa.

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

-Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água; Não deixe acumular água nos pratos de plantas;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo; - Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;

- Antes de viajar, tire a água dos pratos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida de animais de estimação;

- Escolha um dia fixo na semana para fazer eliminação dos focos.