Futuros guardas municipais participam de formação em policiamento comunitário

A capacitação começa nesta sexta-feira (07) e vai até a próxima quinta-feira (13), sempre das 7h30 às 17 horas, com aulas realizadas na Faculdade Multivix

Futuros guardas municipais participam de formação em policiamento comunitário


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Bruno Leão

Empenhada em formar uma Guarda Municipal cidadã, focada na prevenção e na proximidade com as comunidades onde atuam, a Secretaria de Defesa Social da Serra vai promover mais um Curso de Promotor de Polícia Comunitária. Desta vez serão capacitados os 63 alunos que participam da 2ª turma do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal. 

A capacitação começa nesta sexta-feira (07) e vai até a próxima quinta-feira (13), sempre das 7h30 às 17 horas, com aulas realizadas na Faculdade Multivix. 

Com carga horária de 40 horas, o curso vai capacitar os participantes no modelo interativo de policia idealizada no ES, pioneira no Brasil e vencedora de dois prêmios nacionais, denominada Policia Interativa. O sistema tem como princípios a comunitarização, integração, interação comunitária e gestão participativa com estreitamento das relações entre as forças públicas de segurança e as comunidades.

A filosofia desenvolvida no sistema vai permitir que os agentes públicos fiquem mais próximos às comunidades em que atuam, de forma a otimizar as ações preventivas contra a criminalidade. 

Serão ministradas disciplinas nas áreas de direitos humanos, polícia comunitária comparada, relações interpessoais, gestão pela qualidade na segurança pública, estruturação dos conselhos comunitários e mediação de conflito.

“Os guardas municipais da primeira turma, que já estão atuando nas ruas, passaram por esse curso. Agora nós inovamos e promovemos a capacitação ainda durante o período de formação da guarda, para que os profissionais tenham familiaridade com os conceitos do policiamento comunitário desde o primeiro dia de trabalho”, explica o secretário de Defesa Social, Jailson Miranda. 

O secretário destaca que a qualificação oferecida pelo Curso de Promotor de Polícia Comunitária é fundamental para o trabalho dos guardas municipais nos Polígonos de Segurança criados a partir dos conceitos estabelecidos pelo programa Pró-Cidadania.   

A capacitação que começa nesta sexta-feira tem apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Diretoria de Direitos Humanos da Polícia Militar e da empresa Arcelor Mittal.