Guardas municipais entram na luta contra dengue

Guardas municipais entram na luta contra dengue

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Fred Loureiro/PMS

Os Guardas Civis Municipais da Serra também aderiram à luta contra a dengue. A partir desta quinta-feira (16), eles vão ajudar no trabalho de conscientização da população, alertando sobre o perigo do Aedes aegypti, durante as abordagens tranquilizadoras a ônibus coletivos.

Nos coletivos, os guardas vão distribuir informativos sobre a importância da participação de todos na guerra contra o mosquito. Os panfletos informam como realizar o checklist em casa para eliminar todos os focos e evitar a proliferação de doenças causadas pelo Aedes aegypti. Em torno de 80% dos focos encontrados estão nas residências.

“O foco das abordagens nos coletivos é a prevenção, é tranquilizar o cidadão que utiliza diariamente o transporte público. Aproveitaremos também a oportunidade para alertar sobre o combate a dengue para reduzir os criadouros do mosquito”, explicou o secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues.

A Secretaria de Saúde da Serra está realizando um intenso trabalho de conscientização com a população. No último sábado (11) foi realizado o primeiro de uma série de supermutirões contra o mosquito. O primeiro local a receber 110 profissionais da prefeitura foi Bairro das Laranjeiras, na região de Jacaraípe.

As equipes de limpeza da Secretaria de Serviços (Sese) retiraram 204 toneladas de entulho e recolheram 130 pneus. Outras atividades foram: fiscalização de imóveis abandonados; visitas domiciliares por agentes de Combate a Endemias; telagem de caixas d’água; bloqueio de transmissão com bombas costais; limpeza de terrenos baldios; visitas a borracharias, ferro-velho e floriculturas; monitoramento de armadilhas para o mosquito; entre outras atividades.

Estão previstas ações em outros bairros nos próximos fins de semana.

O secretário de Saúde da Serra, Alexandre Viana, destaca que a união de forças com a Guarda é importante para que mais pessoas possam se conscientizar sobre os perigos da dengue e como se livrar do mosquito. “Com o apoio da Guarda, vamos conseguir que mais pessoas sejam alertadas a fazerem sua parte”, disse.