Guardas municipais participam de bate-papo com jovens de projeto social da Prefeitura

No total, o Protejo atende a 75 jovens que, além das atividades de formação social e cultural, participam de capacitação profissional na área de informática

Guardas municipais participam de bate-papo com jovens de projeto social da Prefeitura


Texto: Marcos de Oliveira - Foto: Divulgação/Sedes

Entre as atividades do Protejo, projeto social desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social no bairro Jardim Carapina, estão palestras e rodas de conversa sobre a importância do estudo e as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. Uma dessas atividades foi realizada nessa quinta-feira (27) pela equipe da Guarda Civil Municipal atuante no Patrulhamento Escolar.

A equipe composta pelos agentes Aguiar, Araújo, Barros e Santos começou a palestra falando sobre o papel da Guarda Civil Municipal e sua atuação no município. Em seguida, os guardas contaram aos participantes as suas experiências de prestar um concurso público, abordando desde os motivos que os levaram a escolher o campo de atuação até detalhes da rotina de estudo e das dificuldades enfrentadas naquele período.

O momento seguinte foi de interação e compartilhamento de experiências, onde os participantes contaram as suas perspectivas para o futuro e receberam dicas dos agentes a respeito de vagas em concursos públicos, oportunidades de ensino gratuito na Grande Vitória, como os Institutos Federais de Ensino, e sites onde é possível procurar bolsas em faculdades.

“Achei bastante interessante, porque proporciona vários ângulos do que a gente pode seguir no futuro, objetivos, dá um 'up' na nossa vida”, disse a participante Layzza Jeinne Sarnaglia, que tem experiência com estágio, mas, no momento, não está trabalhando.

Para Gideão Rocha dos Santos, de 19 anos, o encontro possibilitou saber mais sobre a Guarda Civil Municipal, saber a importância para a segurança e também conhecer as formas de ingresso nas instituições de segurança pública, como a GCM ou a Polícia Militar.

Os encontros foram realizados em duas etapas, com uma turma de manhã e outra à tarde. No total, o Protejo atende a 75 jovens que, além das atividades de formação social e cultural, participam de capacitação profissional na área de informática. As atividades do projeto começaram no ano passado e são realizadas no CRAS/CAI, em Jardim Carapina.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura da Serra com o Ministério da Justiça.