Idosos da Serra participam de oficina de dança ciranda

Idosos da Serra participam de oficina de dança ciranda

Idosos da Serra participam de oficina de dança ciranda


Texto: por Eduardo Candeias

Cerca de 35 idosos do Centro de Convivência para Idosos da Serra vão participar de uma oficina de danças populares, especialmente a dança ciranda. A atividade será realizada no Centro de Convivência de Serra-Sede, na próxima segunda-feira, dia 06, das 14h às 16 horas. A oficina será ministrada por oito jovens do grupo Andora, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).  

Ciranda

É uma dança típica das praias que começou a aparecer no litoral norte de Pernambuco. É muito comum no Brasil definir ciranda como uma brincadeira de roda infantil, porém na região Nordeste e, principalmente, em Pernambuco ela é conhecida como uma dança de rodas de adultos. Os participantes podem ser de várias faixas etárias, não havendo impedimentos para a participação de crianças também.

A dança começa com uma roda pequena e vai aumentando, na medida em que as pessoas chegam para dançar, abrindo o círculo e segurando nas mãos dos que já estão dançando. Quando a roda atinge um tamanho que dificulta a movimentação, forma-se outra menor no interior da roda maior.

O grupo

A Companhia de Dança Andora Ufes, também denominada Grupo Para-folclórico Andora, nasceu de um projeto de ensino, pesquisa e extensão da Ufes, sediado no Centro de Educação Física e Desportos. O grupo tem como objetivo a formação de professores para atuação direta no ensino do folclore em escolas e comunidades.