Inauguração da Casa do Mestre nesta quinta-feira (26)

Novo espaço de produção e comercialização de produtos do agroturismo na Serra

Inauguração da Casa do Mestre nesta quinta-feira (26)

Texto: Tania Mariano
Foto: Divulgação/PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap), e a Associação do Agroturismo da Serra (Agrotur) inauguram na próxima quinta-feira (26), às 9 horas, a Casa do Mestre, um novo espaço de produção e comercialização para os produtos do agroturismo da Serra.

Será oferecido um café da manhã com os produtos típicos do agroturismo da Serra. Além disso, também haverá degustação, exposição e comercialização.  Na ocasião também será feito o lançamento oficial dos produtos com os rótulos Casa do Mestre.

O evento contará com a presença do prefeito Audifax Barcelos; do secretário da Seap, Paulo Menegueli; da presidente da Agrotur-Serra, Francisca Campos; e de representantes das instituições parceiras no projeto: ArcelorMittal, Senai, Sebrae e Incaper.

Há cerca de 15 dias, a Casa do Mestre já está em pleno funcionamento. O imóvel da Prefeitura foi totalmente reformado e estruturado para abrigar uma cozinha agroindustrial junto à loja do agroturismo que já existia em Serra-Sede. Cerca de 15 famílias associadas à Agrotur já estão produzindo no local.

O secretário da Seap, Paulo Menegueli, explica que após a regularização e atendimento às exigências legais necessárias, os produtos da Casa do Mestre poderão ser vendidos também em todo o comércio do município.

Estrutura

O térreo do imóvel conta agora com uma área de produção com cerca de 30 m2 e loja do agroturismo com 23 m2. O espaço de produção é dotado de cozinha industrial com fogão, forno, batedeira, liquidificador, amassadeira, freezer, geladeira, coifa, entre outros, armários para pães e mesa de manipulação de alimentos, além de todos os utensílios necessários.

No subsolo, ficam os espaços de higienização de matérias-primas, armazenamento de produtos e matérias-primas e para embalagens.

Todo o projeto foi desenvolvido com o patrocínio da Arcelor e apoio técnico do Senai (concepção, orientação e consultoria), Sebrae  e Incaper (cursos e treinamentos).

Rótulos

Seguindo as normas estabelecidas pela legislação vigente (Anvisa), foram criados rótulos especialmente para identificar os produtos do agroturismo local. São mais de 40 itens variados, como biscoitos, doces, conservas, pães, compotas, geleias, caponata, licores e macarrão, entre outros, que estarão sendo comercializados no local.

A nova marca Casa do Mestre – Produtos Caseiros serve também para identificar que a guloseimas são produzidas e embalados pela Agrotur-Serra.

“O Agroturismo da Serra tem uma produção de excelente qualidade. No entanto, faltava uma padronização e uma identidade visual. Com os novos rótulos, eles ficaram muito mais atrativos para o consumidor. Agora, quem se deparar com esses produtos, imediatamente saberá a sua origem”, comemora Paulo Menegueli.

Serviço:

Inauguração da Casa do Mestre e lançamento dos rótulos do agroturismo da Serra