Gripe: vacinação de professores começa nesta terça (25)

A vacina contra a gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Gripe: vacinação de professores começa nesta terça (25)

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (25), os professores que atuam em sala de aula vão poder receber a vacina contra a Influenza no CRAS de Laranjeiras, das 8h às 16 horas. O local fará o atendimento deste grupo, sempre às terças, quartas e quintas-feiras.

Outro grupo que também tem local específico para vacinação é o das gestantes e de mulheres que deram à luz até 45 dias antes da vacina (puérperas). Elas estão sendo atendidas na Maternidade de Carapina, de segunda a sexta, das 8h às 12 horas.

A vacina também está disponível nas seis unidades regionais de saúde (Boa Vista, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada II e Serra-Sede), além da Unidade de Saúde de Nova Almeida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas.

A campanha continua no município da Serra até o dia 26 de maio.

Influenza

Estão sendo disponibilizadas aproximadamente 3.200 doses por dia nos pontos de vacinação, conforme previsão do Ministério da Saúde, que também definiu os grupos prioritários que terão direito à imunização, além da quantidade de doses para cada um destes grupos.

Ao todo, mais de 80 mil pessoas vão receber a dose durante a campanha, que termina no dia 26 de maio.

Como forma de controle, para cada grupo prioritário será exigida uma documentação específica, de acordo com a tabela abaixo:

GRUPO PRIORITÁRIO

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

DOCUMENTO OPCIONAL

Pessoas com mais de 60 anos

Documento com foto.

Carteira de vacinação

Crianças de 6 meses a 5 anos

Documento com foto do responsável;

Carteira de vacinação.

Grávidas

Documento com foto;

Cópia do cartão de gestante ou exame de gravidez.

Carteira de Vacinação

Mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes da vacina (puérperas)

Documento com foto;

Cópia do cartão de gestante ou da declaração de nascido vivo.

Cartão de vacinação

Pessoas com doença respiratória crônica¸ doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados, portadores de trissomias

Documento com foto;

Cópia do laudo médico ou cópia da receita para medicação contínua.

Professores em atividade

Documento com foto;

Declaração da instituição de ensino em que dá aula.

Cartão de vacinação

Trabalhadores da área da saúde

Documento com foto;

Cópia da carteira de trabalho ou cópia de documento comprobatório (CNPJ, RPA, ISS, outros)

Cartão de vacinação

•             Crianças que nunca se vacinaram contra gripe vão tomar a vacina em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses.

•             Crianças que já receberam anteriormente duas doses da vacina receberão apenas uma dose em 2017.

Também serão imunizados conforme definição do Ministério da Saúde: indígenas; população encarcerada; e funcionários do sistema prisional.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Período: Até 26 de maio

Funcionamento nas Unidades de Saúde: vacinação nas seis unidades regionais de saúde (Boa Vista, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada II e Serra-Sede), além da unidade de saúde de Nova Almeida. De segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Funcionamento na Maternidade de Carapina: Neste local, o atendimento é exclusivo para gestantes e puérperas. De segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Funcionamento do CRAS de Laranjeiras: A partir do dia 25 de abril, às terças, quartas e quintas-feiras, das 8 às 16 horas. Este local fará somente vacinação de professores em atividade de sala de aula.