Mais de 10 mil pessoas são beneficiadas com abordagens a ônibus pela Guarda

As abordagens tranquilizadoras começaram no final de março, com objetivo de contribuir com as ações da Polícia Militar e da Polícia Civil na prevenção aos assaltos no transporte coletivo

Mais de 10 mil pessoas são beneficiadas com abordagens a ônibus pela Guarda

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Fred Loureiro/PMS

Mais de 500 ônibus foram abordados desde o início das ações tranquilizadoras, no final de março, no transporte coletivo, realizadas pela Guarda Civil Municipal da Serra. As abordagens têm o objetivo de contribuir com as ações da Polícia Militar e da Polícia Civil na prevenção aos assaltos no transporte coletivo.

Os trabalhos contam com apoio da Guarda de Trânsito, que sinaliza o entorno e orienta o fluxo de veículos nas imediações. As abordagens aos ônibus têm como foco aumentar a presença da Guarda Municipal nos coletivos e pontos de ônibus. Não são feitas revistas nos passageiros, apenas uma verificação visual da situação.

Contudo, eventualmente passageiros em situação suspeita são abordados e revistados.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues, a ideia é aumentar a presença da GCM nos pontos de ônibus e, com isso, inibir as ocorrências de crimes nos coletivos. “O infrator vai pensar duas vezes antes de cometer um assalto, diante da possibilidade de se deparar com uma equipe da Guarda Municipal”.

“Nosso foco é a prevenção, é tranquilizar o cidadão de bem que utiliza diariamente o transporte público. Com os trabalhos nos coletivos, a Guarda Municipal interagiu e deu mais tranquilidade a mais de 10 mil pessoas desde os inícios dos trabalhos, se considerarmos a média de 20 passageiros por ônibus”, destaca o secretário de Defesa Social.