Mais de 100 moradores de rua voltam para casa da família

Mais de 100 moradores de rua voltam para casa da família

Texto: Dayane Freitas

Um total de 120 pessoas que estavam em situação de rua no município da Serra até o início deste ano retornaram ao convívio familiar, graças ao trabalho realizado pela prefeitura. Somente no ano passado, foram investidos R$ 2 milhões em tratamentos para esse público.

Entre os serviços disponíveis estão o Centro Pop, o acolhimento institucional temporário (abrigos) e o Serviço Especializado em Abordagem Social.

O primeiro passo para o cidadão que deseja sair das ruas é procurar o Centro Pop, localizado em Rosário de Fátima. Lá é analisada a situação de cada um e a pessoa é encaminhada para o abrigo.

No Centro Pop, os cidadãos são acolhidos, podem fazer a higiene pessoal, se alimentar, recebem acompanhamento psicossocial, orientações e podem participar de oficinas e atividades de convívio e socialização.

Atualmente, a estimativa é de que aproximadamente 250 pessoas estejam em situação de rua na Serra. O número varia bastante, já que o perfil desse público é migratório.

O processo de sensibilização dos usuários que estão em situação de rua é gradativo, pois muitos não se veem em situação de vulnerabilidade devido às sucessivas violações sofridas no decorrer de sua vida, considerando ainda que por vezes encontram-se fragilizados, física, mental e moralmente pelas condições de vida a que estão submetidos.

Serviços

Serviço Especializado em Abordagem Social – trata-se de um importante canal de identificação de pessoas e grupos em situação de rua. A abordagem social realiza as rotas de monitoramento no território com objetivo de promover o acesso do usuário à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos;

Centro-POP – Centro Especializado para a pessoa em situação de rua. Na unidade é assegurado ao usuário espaço para alimentação, higienização, guarda dos pertences, oficinas socioeducativas, grupos de convivência, atendimento da Defensoria Pública, atendimento psicossocial com encaminhamentos para rede deserviços de saúde, assistência social, educação, trabalho e renda, reinserção familiar e comunitária, entre outras. O Centro-POP é uma “casa-dia” onde é assegurado acompanhamento especializado, com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de vínculos interpessoais e/ou familiares, tendo em vista a construção de outros projetos e trajetórias de vida, que viabilizem o processo gradativo de saída da situação de rua;

Acolhimento Institucional Temporário (abrigos) – O município conta com dois abrigos para a pessoa em situação de rua. A pessoa é encaminhada para estas unidades através do Centro-POP ou da Abordagem Social.