Mais de 9 mil pessoas votaram eleger membros do Conselho Tutelar

Mais de 9 mil pessoas votaram eleger membros do Conselho Tutelar


Texto: Djeisan Lettieri

Mais de nove mil pessoas votaram para eleger os novos membros do Conselho Tutelar da Serra neste domingo (04). A apuração dos votos ocorreu no Cras de Laranjeiras após o encerramento das eleições. Do lado de fora do local foi colocado um telão e os candidatos puderam acompanhar de perto a conferência voto a voto.

A contagem das cédulas foi feita por membros de Secretarias Municipais e acompanhada por representante do Ministério Público Estadual. Houve um empate de votos e a Comissão Eeleitoral analisará o caso segundo os critérios de desempate previstos na Lei 3898/12.

O Conselho será formado por 20 membros titulares e outros 20 suplentes. A posse dos novos conselheiros será em janeiro de 2016 e os conselheiros ficarão no cargo até 2020. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, cumprindo as atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A jornada de trabalho do conselheiro é de oito horas diárias, somando 40 horas semanais sendo ainda realizados plantões nos finais de semana, feriados e noturnos.