Curso vai mudar vida de pessoas que vivem nas ruas

As aulas serão oferecidas no turno matutino, no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. Os alunos ganharão vale-transporte para garantir a participação nas aulas

Curso vai mudar vida de pessoas que vivem nas ruas


Texto: Samantha Dias

Hoje, dia 4 de fevereiro, pode ser o dia da mudança de vida para seis pessoas em situação de rua na Serra. Elas se inscreveram no curso profissionalizante de gesseiro, que começa hoje, oferecido pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) do município.

Essas pessoas foram encaminhadas pela equipe de Assistência Social, pois são atendidas no Centro Pop, local mantido pela prefeitura onde os cidadãos são acolhidos, podem fazer a higiene pessoal, se alimentar, recebem acompanhamento psicossocial, orientações e podem participar de oficinas e atividades de convívio e socialização.

“As ações da Secretaria de Trabalho sempre têm um olhar também para o público prioritário, que é o público mais carente e em situação de vulnerabilidade. Acreditamos que a formação e a reinserção no mercado de trabalho fazem toda a diferença para a mudança de vida”, disse o secretário de Trabalho, Roberto Carlos.

A psicóloga do Centro Pop, Leticia Borgo, confirma que a qualificação pode abrir portas para que a pessoa em situação de rua se reestruture novamente. Segundo ela, muitos fazem trabalhos informais - como flanelinha, vendedor de picolé – para se manterem. “Um emprego formal ajudaria até na reintegração familiar”, disse.

As aulas serão oferecidas no turno matutino, no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. Os alunos ganharão vale-transporte para garantir a participação nas aulas.