Neste Dia do Turismo, conheça os encantos da Serra

Das praias às montanhas, o município conta com várias atrações turísticas

Neste Dia do Turismo, conheça os encantos da Serra

Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Gabrielle Tallon/Secom-PMS

Montanha, praia ou sítio? Não precisa escolher! Na Serra há opções turísticas para todos os gostos.

Para os praieiros de plantão, por exemplo, temos 23 quilômetros de costa, divididos em cinco balneários: Bicanga, Carapebus, Jacaraípe, Manguinhos e Nova Almeida.

Os aventureiros podem explorar as trilhas do nosso ponto turístico mais conhecido: o Mestre Álvaro. Com 833 metros de altitude, o local oferece trilhas com diferentes níveis de dificuldade, saindo de Serra-Sede, Pitanga, Queimado e Furnas. É importante contratar um guia especializado para conhecer o local. Não se esqueça de usar roupas leves, calçado confortável e se manter sempre hidratado e protegido do sol. No caminho, os visitantes poderão encontrar diversas espécies de animais e plantas nativas.

E para quem gosta de aproveitar uma boa gastronomia, a sugestão é experimentar as delícias caseiras dos nossos cinco roteiros de Agroturismo: Chapada Grande, Guaranhuns, Muribeca, Pitanga e Circuito das Águas. Neles, é possível almoçar uma comidinha caseira preparada no fogão a lenha, andar a cavalo, tomar banho de cachoeira, entre outros atrativos.

Serviço: Circuitos do Agroturismo

• Circuito Pitanga

- Sítio Ouro Velho

Restaurante de comida da roça servida no fogão a lenha, com vista para o Mestre Álvaro, área de lazer para família, redário, esteiras, parquinho e tirolesa.

Funcionamento: Sexta a domingo e feriados nacionais, das 10 às 17h (almoço das 11h30 às 15h). Eventos e visitas em outros dias e horários mediante agendamento.

Contato: (27) 3101-1476 / 98155-6208

E-mail: sitioourovelho@hotmail.com

Fanpage: www.facebook/sitioourovelho

Endereço: BR-101 Sul, km 263, Bairro Pitanga.

• Circuito Muribeca

- Sítio Catavento

Aluguel para eventos e grupos fechados, com lazer, hospedagem, piscinas, churrasqueiras, campo de futebol, playground e fácil acesso.

Contato: (27) 99983-2498 - (27) 99943-0215

Site: www.sitiocatavento.com.br

- Espaço Vida Nova

Local com piscina, refeitório e dormitórios. Atendimento a grupos fechados para retiros e eventos.

Contatos: (27) 3011-3611 / 99767-1097

Site: www.sitiovidanovamuribeca.blogspot.com.br

E-mail: sitiovidanovamuribeca@gmail.com

- Rancho Alegre

Aluguel para grupos fechados, com piscina, bica de água da nascente, trilhas ecológicas na mata, pescarias, campo de futebol e hospedagem rural.

Contato: (27) 3251-5331 / 98115-5394/ (27) 99989-5710

• Circuito Guaranhuns

- Sítio Recanto Morro do Céu

Propriedade rural com produção e venda de queijos, centro de pesquisa com bromélias, visitas pedagógicas com vivências do campo, incluindo carro de boi e charrete.

Contato: (27) 99947-6725 / 99773-6979

E-mail: recantomorrodoceu@hotmail.com

Endereço: Estrada de Itaiobaia

- Sítio Recanto do Mestre Álvaro

Área de lazer e restaurante rural com comida caseira servida no fogão a lenha, piscina natural, passeio a cavalo, charrete e trilhas.

Funcionamento: Sexta a domingo e feriados nacionais, das 10 às 17h (almoço das 11h às 15h). Lazer somente aos finais de semana e feriados.

Contato: (27) 3099-7070 / 99839-5484

E-mail: sitiorecantomestrealvaro@hotmail.com

Fanpage: www.recantomestrealvaro.com.br

Endereço: Estrada de Itaiobaia.

• Circuito Chapada Grande

- Sítio Éden

Aluguel para eventos, hospedagem e restaurante rural com comida caseira, área de lazer com campo de futebol, pesque-pague e piscina.

Funcionamento: Fim de semana e feriados, das 07 às 17h. Hospedagem mediante agendamento prévio.

Contato: (27) 99575-7866

Endereço: BR-101 Norte, km 248, Bairro Santiago.

• Circuito das Águas

- Lagoa do Juara

Local de bela paisagem, que abriga a Associação de Pescadores da Lagoa do Juara, com criação de tilápias, peixaria, artesanato, pedalinhos e restaurante especializado em pratos elaborados com tilápia.

Funcionamento: Terça a domingo.

Peixaria: das 7 às 17h.

Restaurante: das 8 às 17h.

Contato: (27) 3252-3747

Endereço: Av. São Paulo, s/n, Jacaraípe.

- Rancho Serra Verde

Aluguel com infraestrutura de cerimonial para realização de eventos, casamentos e aniversários. Restaurante com fogão a lenha e amplo estacionamento.

Funcionamento: Mediante agendamento prévio. E atendimento no restaurante aos domingos.

Contato: (27) 99962-7310

Fanpage: www.facebook.com/ranchoserraverdee

Endereço: Estrada Serra x Putiri.

- Fazendinha do Mini Cowboy

Turismo pedagógico com área de lazer e fazendinha de mini animais, entre eles pôneis, bois, caprinos, coelhos, aves e pássaros exóticos.

Funcionamento: neste domingo (21), a partir de 9h30, com programação especial incluindo caça aos ovos de chocolate e brincadeiras especiais de Páscoa. Ingressos: R$ 30 criança e R$ 10 adulto.

Contato: (27) 3099-6014 / 99957-9762

Site: www.minicowboy.com.br

E-mail: minicowboyeventos@gmail.com

Site: www.minicowboyeventos.com.br

Endereço: Parque Residencial Nova Almeida.