Nova estrutura para catadores de material reciclado na Serra

A cerimônia de assinatura do convênio do projeto ?Espaço com Conforto e higiene para alimentação? com a prefeitura da Serra acontece nesta quinta, dia 9, às 14 horas, na sede da Abrasol

Nova estrutura para catadores de material reciclado na Serra

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

Os catadores de materiais recicláveis da Abrasol, em Planalto Serrano, vão construir uma nova estrutura a partir desta quinta-feira, dia 9, e já planejam aumentar a produção.

Eles transformam plástico, papel, alumínio, ferro, cobre, vidro, óleo usado em frituras, entre outros materiais, em renda extra para a família e em ferramenta de integração social. Ao todo 13 associados recolhem 11 toneladas de recicláveis por mês e afirmam que possuem capacidade para expandir os trabalhos.

Nesta quinta-feira, dia 9, a Abrasol assina Convênio com a Associação e a Fundação Banco do Brasil para construir um refeitório com 50,1 metros quadrados anexo ao galpão onde trabalham, e inicia o processo de compra e construção da estrutura.

Segundo a catadora e diretora financeira da Abrasol, Sileia dos Santos Araújo, o espaço que hoje é destinado à refeição, dentro do galpão de trabalho, será destinado à triagem de materiais, proporcionando expansão da capacidade de produção.

Benefícios

A associação promove para a sociedade uma série de benefícios, entre eles a melhoria da situação social e da qualidade de vida dos trabalhadores e da comunidade do entorno, gera renda e inclui cidadãos no mercado de trabalho. A associação, como comunidade e grupo, também contribui com a preservação do meio ambiente e para o aumento da coleta seletiva.

“Homens e mulheres que não tinham perspectivas de renda, sem escolaridade, são incentivados pelo grupo a estudarem e manterem seus filhos nas escolas, para que possam conquistar ainda mais dignidade. O impacto da associação é positivo para a sociedade e para os catadores que podem trabalhar perto de casa, complementar a renda e se envolver em discussões de melhorias de vida”, explica Sileia.

A Prefeitura da Serra, sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio do Departamento de Economia Solidária, é parceira da Abrasol e apoia na assessoria e com recursos em projetos e outros convênios.

Convite

Evento: Cerimônia de assinatura do convênio do projeto “Espaço com Conforto e higiene para alimentação”

Local: Rua Sergipe, S/Nº, Planalto Serrano, Bloco B, Serra-ES (sede da Abrasol)
Dia: 09/03/2017 (quinta-feira)