Atividades do Novembro Azul em quatro unidades de saúde

As ações serão realizadas a partir do dia 10 até o dia 25/11

Atividades do Novembro Azul em quatro unidades de saúde


Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS

A partir da terça-feira (10), várias unidades de saúde do município terão programações voltadas para o Novembro Azul. As Unidades Básicas de Saúde de Pitanga, Nova Carapina I, São Diogo e Manguinhos vão realizar ações, com palestras relativas à prevenção do câncer de próstata e do diabetes.

Na unidade de São Diogo, a ação será na terça-feira (10). Os profissionais vão oferecer aos pacientes palestras com bate-papo sobre câncer de próstata e diabetes; solicitação de exames de sangue para rastreamento do câncer de próstata para homens acima de 40 anos; aferição de pressão arterial; testes rápidos de glicemia; avaliação de massa corpórea; e exposição de alimentação saudável com a nutricionista.

Na quinta-feira (12), a unidade de Pitanga vai oferecer testes para rastreamento do diabetes tipo II; aferição de glicemia capilar; aconselhamento em relação ao uso do tabaco; e orientação alimentar.

Em Nova Carapina I, as ações acontecem na segunda-feira (16), com atividades de distribuição de material informativo sobre o diabetes; aferição de glicemia capilar; e orientações em relação ao diabetes.

Na quinta-feira (19), a atividade será na na igreja próxima à unidade, a partir das 9 horas. Serão ações com o Grupo de pacientes com quadros de hipertensão e diabetes. Haverá aferição de glicemia capilar; palestra com a nutricionista sobre alimentação saudável; sorteio de camisetas; e distribuição de informativos sobre o diabetes.   

Em Manguinhos, as ações serão realizadas na quinta-feira (19) e também na quarta-feira da semana subsequente (25), a partir das 8 horas. Serão palestras sobre cuidados preventivos para o homem, com foco na prevenção do câncer de próstata e palestras sobre saúde bucal e câncer de boca.

Barro Branco

Durante todo este mês, a unidade de saúde de Barro Branco estará com programações semanais em comemoração ao Novembro Azul. As ações serão realizadas em dois dias da semana: um na unidade e outro na praça principal do bairro, sempre enfocando os cuidados com a saúde do homem, dando ênfase ao diabetes e ao câncer de próstata. 

Todas as terças-feiras serão realizadas palestras sobre o câncer de próstata, orientações, além de consultas e pedidos de exames. Os pacientes também terão sorteios de camisas alusivas ao Novembro Azul. A ação vai acontecer durante todo o dia.

Já nas quintas-feiras, a ação será realizada sempre pela manhã, na praça principal do bairro, quando a comunidade de Barro Branco poderá realizar testes rápidos de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

O que é diabetes

Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose, que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo, ela se eleva no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. 

Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro, dirigida à sociedade e aos homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.