Paixão de Cristo encenada por crianças da Serra nesta quarta-feira (12)

A história será contada durante caminhada no Centro da capital

Paixão de Cristo encenada por crianças da Serra nesta quarta-feira (12)

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

A encenação da Paixão de Cristo com um viés diferente. Assim será o evento que acontece nesta quarta-feira (12), no centro de Vitória, a partir das 8h30, e que será encenado por crianças e adolescentes assistidos por projetos sociais da Serra.

A paixão acontecerá durante uma caminhada, que começa na Praça Getúlio Vargas e prossegue até a Catedral Metropolitana. O percurso será marcado por paradas com acontecimentos da vida de Cristo (Via Sacra) até a ressureição. Durante esses momentos, os jovens farão intervenções para chamar a atenção das pessoas para a importância da garantia de direitos do público infantil.

A caminhada é organizada pela Rede Aica, com apoio da Prefeitura, e Pastoral do Menor da Arquidiocese de Vitória. “O objetivo é somar forças para levar à reflexão da sociedade e denunciar todo tipo de violação dos direitos”, comenta a coordenadora da Rede Aica, Dilma Zucolotto.

Dilma comenta que a Paixão de Cristo tem muito a ver com a questão da negligência a que muitas crianças ainda hoje são submetidas. “Essas crianças também sofrem, têm de ir para abrigos, e muitas vezes ficam longe da família. Mas também como Jesus, que ressuscitou, elas podem ter uma nova vida, um futuro melhor. Nós da assistência social trabalhamos para isso”, explica.

Participarão do encontro famílias, pastorais, organizações da Sociedade Civil, Conselhos de Direitos e do Sistema de Garantia de Direitos.

Cuidando de gente

A Prefeitura da Serra mantém convênio com 32 entidades de assistência social, entre elas a Rede Aica, que prestam serviços de acolhimento, convivência e fortalecimento de vínculos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Por meio dessa parceria, serão atendidas mais de 6 mil famílias só em 2017, com um investimento de R$ 21 milhões.

A secretária de Assistência Social, Elcimara Rangel, explica que essas entidades fazem o atendimento a crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e tantos outros públicos que exigem cuidados especiais. “Elas têm capacidade técnica e operacional para realizar os atendimentos que ampliam o acesso do serviço para quem precisa. Somente na Secretaria de Assistência Social são atendidos anualmente mais de 60 mil pessoas.

Serviço:

17ª  Via Sacra do Menor: : Defender e cuidar da vida é compromisso de todos

Dia: 12 de abril - quarta-feira

Concentração: 8 horas na Praça Getúlio Vargas, Centro de Vitória

1ª Estação : Jesus é condenado à morte e carrega a cruz . Local: Praça Oito

2ª Estação: Jesus se encontra com sua mãe e é despojado de suas vestes. Local: Escadaria Bárbara Lindemberg – Palácio Anchieta

3ª Estação : Jesus é pregado e morre na cruz: Local: ao lado da unidade de Saúde de Vitória

4ª Estação: Ressurreição. Local: Praça da Catedral