Palestra na Serra sobre como resolver problemas das cidades e criar novos mercados

Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e empreendedor digital, Sérgio Xavier, dará palestra, aberta e gratuita, nesta terça-feira (23)

Texto: Dayane Freitas - Foto: Divulgação

A palavra sustentabilidade entrou de vez no dicionário da administração pública. O modelo envolve não só as questões ambientais, mas aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.

Evitar desperdícios e serviços ineficientes, por exemplo, é um dos novos paradigmas para cidades inteligentes e sustentáveis, e a Serra busca em seu planejamento estratégico implementar ações que a tornem uma cidade do futuro.

Para aprofundar os conhecimentos sobre o tema sustentabilidade, a Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae) da Serra vai receber, na terça-feira (dia 23), o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, que dará palestra gratuita e aberta ao público, na Câmara de Vereadores, às 13h30, com o tema “Serra Cidade Sustentável”

Xavier é desenvolvedor de projetos inovadores de Economia Verde e ativista por um desenvolvimento sustentável. Formado em Comunicação Social e em Engenharia Eletrônica, ele é empreendedor  de inovação tecnológica no Porto Digital, em Recife, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Atualmente, Xavier está licenciado das atividades empresariais.

A ideia central da palestra, segundo Xavier, é apresentar estratégias e caminhos práticos para implementar um modelo de desenvolvimento urbano sustentável. “Vou destacar conceitos e tendências disruptivas e mostrar ações práticas de como resolver problemas das cidades, e, ao mesmo tempo, criar uma nova economia inclusiva e sustentável”, disse.

Alguns exemplos de ações práticas envolvem a ampliação dos serviços eletrônicos. Na Serra, por exemplo, faz parte das propostas do planejamento a valorização do governo eletrônico e a ampliação do sistema de gestão de saúde pública.

Outro exemplo é o foco na economia de recursos. Um dos pontos prioritários para este ano na Serra é a construção de dois novos centros administrativos, em Laranjeiras e Serra-Sede, o que vai propiciar uma economia mensal de R$ R$ 200 mil.

Minicurrículo

Sérgio Xavier é desenvolvedor de projetos inovadores de Economia Verde e ativista por um desenvolvimento sustentável. É formado em Comunicação Social e em Engenharia Eletrônica, e é empreendedor de inovação tecnológica no Porto Digital, em Recife. Atualmente, licenciado das atividades empresariais, é secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (Semas).

Entre outras inovações, articulou a implantação do primeiro sistema de compartilhamento de veículos elétricos do Brasil (Recife – 2013, com Porto Digital e Serttel) e o primeiro APP de compartilhamento de veículos públicos (Semas e Serttel – 2016).

Como secretário estadual de meio ambiente, articulou a criação de mais de 140 mil hectares de novas áreas de proteção natural em Pernambuco (mata atlântica e caatinga) e desenvolveu projetos de incentivo à economia de baixo carbono, como o Programa Noronha Carbono Neutro, com diversos parceiros nacionais e internacionais.

Em 2016, convidado pelo governo dos Estados Unidos, participou do International Visitor Leadership Program, com foco em Gestão de Recursos Hídricos (Water Management Issues) nos estados americanos da Califórnia, Geórgia e Washington. Coordena o Programa de Incentivo à Economia de Baixo Carbono, parceria do governo de Pernambuco com o governo da Califórnia.