Para comerciantes, Mercado Popular de Laranjeiras permite concorrência justa

Texto: por Rafael Ferraz

Hoje (17) o Mercado Popular de Laranjeiras completa 10 meses de funcionamento, com a aprovação dos comerciantes e da população. O mercado, que é destinado aos ambulantes que estão legalmente cadastrados na Prefeitura da Serra, dá oportunidade para aqueles que desejam empreender e virar o dono do próprio negócio.

O comerciante Gilson Coelho afirma que as calçadas são locais inapropriados para o trabalho, atrapalha tanto as entradas das lojas quanto as pessoas que circulam nas calçadas da Avenida Central. "Somos colegas de comércio, temos que nos unir para oferecer o melhor para população. Um bom atendimento, local adequado e boas mercadorias são essenciais", disse Gilson.

O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas da Serra (CLD), Samuel Valle, afirma que desde novembro de 2017 a concorrência ficou justa para ambas as partes. "Todos estão pagando impostos e trabalhando igualmente. É justo que eles tenham um espaço oferecido pela Prefeitura e que possam administrar do jeito que querem", completou.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano, Mirian Soprani, afirma que trabalhar no Mercado Popular é uma oportunidade de se inserir no mercado, oferecendo produtos de qualidade em um local que oferece uma estrutura adequada, tanto para o comerciante, quanto para o cliente. "É um local que fomenta o crescimento das vendas de produtos populares, inclusive de produção artesanal" completou.

José Antônio Pupin é comerciante há mais de 20 anos na Avenida Central e diz que aprova a decisão da Prefeitura de organizar os setores e dar oportunidade para todos. "Acho justo, tanto com os ambulantes quanto com os comerciantes. A área é no maior polo comercial da cidade e oferece uma concorrência justa", disse José.

Página virada

Para solucionar o problema dos ambulantes irregulares que ocupam espaços na Avenida Central, a gestão construiu o mercado popular que fica nas proximidades da região. O espaço tem capacidade para mais de 30 comerciantes.

O local é destinado aos ambulantes legalmente cadastrados na Prefeitura. Os comerciantes que não estiverem regularizados precisam deixar as atividades na avenida Central, uma vez que as vagas são destinadas ao estacionamento rotativo.

Os ambulantes que trabalham no município da Serra tiveram, no mês de julho, mais uma oportunidade para ocupar um espaço que é para eles. A Prefeitura abriu uma licitação para que cidadãos se tornem comerciantes.